Dezembro é um mês de celebrações, mas também de grande consumo, pois logo a seguir aos gastos do Natal, segue-se a passagem de ano, altura em que se compra, principalmente, comida e bebida.

Segundo um estudo divulgado pela Nielsen, no top 15 dos produtos mais relevantes da passagem de ano, o marisco fresco e o vinho espumante ocupam o pódio, sem surpresas. Nesta época de celebração, é também de registar outros produtos muito comprados pelos portugueses, como bebidas alcoólicas, bolos, patés, tostas e frutos secos, entre outros.

“As duas celebrações que marcam o final do ano continuam a ter uma considerável importância e o esforço demonstrado para ter momentos de convívio ajuda a impulsionar os gastos de consumo que verificamos no mercado durante este período. A existência de produtos tradicionalmente consumidos nesta época faz com que, inevitavelmente, estes conquistem lugar à mesa e debaixo da árvore de Natal dos portugueses”, afirma Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen.

É neste mês que as marcas e retalhistas lucram mais, sendo um dos momentos-chave para o consumo e o que mais contribui para os resultados anuais de vendas no mercado nacional, termina Marta Teotónio Pereira.