A Starbucks anunciou que irá assumir vários compromissos para com o ambiente na cadeia de abastecimento de forma a reduzir a sua pegada ecológica.

O grupo empresarial norte-americano pretende reduzir as emissões de carbono e a utilização de água e resíduos até 2030 para se tornar ‘resource-positive’.

O CEO da empresa, Kevin Johnson, explica esta nova aposta “à medida que nos aproximamos do 50º aniversário da Starbucks, em 2021, olhamos em frente com um sentido de urgência apurado e a convicção de que temos de nos desafiar, pensar alto e fazer muito mais em parceria com outros para tratar do planeta que partilhamos”.

Assim sendo, foram definidos três objectivos preliminares para 2030: diminuir em 50% as emissões de carbono nas operações directas e na supply chain, conservar ou repor 50% da água utilizada para operações directas e produção de café nas comunidades com elevados riscos hídricos, e reduzir em 50% os resíduos gerados nas lojas e na cadeia de abastecimento através de um plano mais abrangente de economia circular.

“Ao adoptar uma proposta de valor económico, equitativo e global de longo prazo para a nossa empresa, vamos criar mais valor para todos os stakeholders”, refere o CEO.

De forma a reforçar o compromisso a empresa aderiu à iniciativa New Plastics Economy, da Ellen MacArthur Foundation, que marca uma nova vida para as suas embalagens.

A cadeia de cafetarias pretende, em primeiro lugar, expandir as opções de ingredientes sem origem animal, contribuindo para um menu mais amigo do ambiente.

A estratégia passa ainda por trocar as embalagens de utilização única por reutilizáveis, e investir em práticas agrícolas inovadoras e regeneradoras, bem como em reflorestação, conservação da floresta e reabastecimento de água na cadeia de abastecimento.

Por fim, planeiam investir também numa melhor gestão de resíduos, tanto nas lojas como nas comunidades, de maneira a garantir mais reutilização, reciclagem e diminuir o desperdício alimentar. Outra das metas é inovar para desenvolver lojas, operações, produções e entregas ao domicílio mais sustentáveis.