A Ocean Network Express (ONE) juntou-se à essDOCS, principal facilitador de soluções comerciais sem papel, e juntos criaram o primeiro Conhecimento de Embarque Electrónico, negociável (eB/L) providenciado pela ONE através da solução de documentos sem papel da essDOCS, a CargoDocs.

A digitalização do Conhecimento de Embarque é feita através da plataforma CargoDocs, que permite a partilha, revisão e aprovação dos projectos de Conhecimento de Embarque e as guias de remessa marítimas (em papel ou electrónicas) online para todos os clientes da ONE a nível mundial.

Esta aposta no Conhecimento de Embarque Electrónico surgiu para um carregamento de borracha sintética em contentor da Rússia para a China, envolvendo uma transacção com a SIBUR International GmbH como expedidor e a SIBUR International Trading GmbH (Xangai) como destinatário final. O agente portuário envolvido foi a Novo Orient Agency, a SIPG Logistics como agente da SIBUR no porto de descarga na China e a UNISCO como agente associado da ONE.

Segundo explica em comunicado, “o projecto proporcionará um fluxo de dados contínuo entre o CargoDocs e o portal de comércio electrónico dos clientes da ONE, bem como formulários TMS internos, potenciando uma solução global que eliminará a reentrada de dados e permitirá reduzir os erros nos conhecimentos de embarque e nas cartas de porte marítimo, assim como o tempo de entrega dos documentos de transporte. A solução combinada permitirá ainda a todos os clientes da ONE a nível mundial imprimir B/Ls da Internet ou receber B/Ls electrónicos originais do ONE eCommerce numa única plataforma”.

Numa próxima fase, a ONE irá permitir que os seus clientes utilizem o Conhecimento de Embarque Electrónico numa base regional e, mais tarde, mundial, a partir do segundo trimestre de 2020, como parte das iniciativas “ONE eCommerce”, destinadas a proporcionar uma experiência digital melhorada aos clientes.