A multinacional alemã Dachser foi a responsável pelo transporte do primeiro comboio completo de produtos químicos da BASF desde o seu país até à China através da Nova Rota da Seda. Este transporte envolveu 42 contentores carregados e demorou 14 dias a chegar a Xian – no centro da China -, metade do que demoraria por via marítima, segundo avança a empresa em comunicado.

A empresa também foi a responsável por todos os aspectos logísticos do processo, bem como a coordenação com o operador RTSB, formalidades aduaneiras, e distribuição da mercadoria por via terrestre na China.

O ponto de origem, revela, é um ponto estratégico, pois o terminal KTL de Lugwigshafen funciona como um hub para a Dachser, onde ela preparar toda a carga europeia e onde efectua o carregamento dos contentores. A acrescer a isso, o maior terminal alemão encontra-se ligado directamente à principal unidade da BASF, permitindo que sejam enviados até 30 comboios diários para mais de 20 centros económicos europeus.

A empresa de logística defende ainda que este método de transporte é uma alternativa viável para o transporte entre estes destinos, especialmente no caso de as unidades de produção das empresas se encontrarem em regiões rurais, longe de portos.

Após esta fase de testes, a Dachser prepara-se para lançar ligações semanais entre estes destinos, sendo que os seus contentores de 40 pés transportam maioritariamente granulados, aditivos para combustíveis e catalisadores. Após a chegada ao país, a Dachser North China fica responsável pelas formalidades aduaneiras e pela distribuição da mercadoria por camião.

A empresa enfrenta, no entanto, uma dificuldade, pois a largura da via-férrea oscila ao longo da rota, pelo que os 42 contentores têm de ser recolocados em novos comboios na Polónia e novamente na fronteira entre o Cazaquistão e a China, mas que apesar disso continua a apresentar resultados bastante satisfatórios: “mais rápido do que o transporte marítimo, mais económico do que o aéreo, fácil de programar e seguro: quando se trata de cumprir determinados requisitos logísticos, o transporte ferroviário para a China, ao longo da Nova Rota da Seda, assume-se como uma excelente alternativa ao transporte aéreo e marítimo”, comenta Thomas Krüger, Managing Director da Dachser Air & Sea Logistics EMEA.

Há já várias décadas que a BASF escolhe a Dachser para o transporte e armazenamento dos seus produtos químicos na Europa. A empresa conta com dois armazéns dedicados a matérias perigosas – na Hungria e na Roménia – preparados e certificados com as legalizações necessárias e padrões de segurança.

Michael Kriegel, Department Head Dachser Chem-Logistics, acrescenta que “o primeiro transporte realizado por via ferroviária para Xian elevou a nossa parceria logística com a BASF para um novo nível”.

A Dachser Portugal comenta ainda que os clientes portugueses também têm disponível o serviço ferroviário, e nesse sentido destaca ter sido a responsável pelo transporte de componentes e peças de aço da China para a Polónia, a pedido de uma empresa portuguesa, tendo a divisão portuguesa ficado responsável pela operação, desde o booking, gestão do transporte por ferrovia e formalidades aduaneiras, exemplificando também com o caso do transporte de moldes de injecção para a indústria metalomecânica, da China até Hamburgo, local onde a carga foi desconsolidada e transportada por camião até Portugal.

No caso português, a ligação ferroviária intercontinental mais próxima encontra-se em Madrid, mas a Dachser Portugal assegura a ligação de e para a capital chinesa através de transporte rodoviário. Entre Yiwu e Madrid o tempo de trânsito é de 21 dias, numa rota com mais de 13 mil quilómetros.