A cadeia de retalho alemã tem sido uma grande impulsionadora da exportação nacional. Durante o ano fiscal de 2019, entre Março de 2019 e Fevereiro de 2020, o LIDL contribuiu com cerca de 150 milhões de euros em produtos nacionais no mercado experto, com 228 produtos portugueses, provenientes de 85 fornecedores, a chegarem a 27 países europeus, dos 32 em que está presente.
Os principais produtos exportados foram as frutas e legumes e o bacalhau de pesca sustentável, com crescimentos de 33 e 20% em volume, respectivamente. Destes, as frutas e legumes atingiram as 20 mil toneladas, e envolveram produtos como a pêra-rocha, couve coração, frutos vermelhos ou a grande novidade de 2019 na Alemanha, a laranja do Algarve. Relativamente ao bacalhau de pesca sustentável, face aos resultados de 2018, este apresentou um crescimento de 20%, sendo os principais países importadores a Bélgica, França, Holanda e Suíça.
Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, comenta que “no ano de 2019, o Lidl Portugal manteve o seu empenho em apoiar os fornecedores nacionais, actuando como ‘facilitador’ da entrada dos seus produtos na grande maioria dos países onde estamos presentes, reflectindo assim o empenho constante das nossas equipas em levar Portugal, e a sua qualidade e frescura, além- fronteiras”.