As organizações inovadoras são aquelas que estão constantemente desafiando a si próprias em seus processos, tecnologias, estilo organizacional, etc., para estarem sempre um passo à frente da concorrência.
A ideia principal não é simplesmente a velocidade em si do crescimento, mas sim, a velocidade sobre a concorrência. O quanto você consegue correr à frente da concorrência para tomar o seu espaço de forma cada vez mais rápida, distanciando-se da mesma.
Nesse sentido, todas as áreas da organização tem o dever de se reinventarem, sendo pioneiras em sua própria inovação para tomar o espaço da concorrência.
A área de Compras deve ter um papel estratégico nessa competição!
Para isso, não se pode acomodar sobre os conceitos das grandes empresas de soluções digitais ou consultorias tradicionais, que para ganharem produtividade em seus próprios negócios, estabelecem metodologias para serem vendidas como “pacotes” de “alta tecnologia” ou “estado da arte”, facilmente replicáveis em larga escala. São soluções padronizadas. Esse é o marketing deles, mas não é, necessariamente, o melhor para a sua empresa.
Quando os líderes de Procurement focam apenas nas soluções padrões do mercado, estão meramente fazendo atualizações, sem nenhum toque de criatividade, inovação e sem acrescentar o imprescindível diferencial competitivo. Certamente isso não contribui para desenvolver uma área de Compras estratégica que levará a sua corporação à frente da concorrência. Na melhor das hipóteses, estará acompanhando o que já existe no mercado, sem ir além, ou seja, apenas preservando o status quo. Isso é empolgante e suficiente para a sua corporação?
Você, como líder de Procurement, deve saber jogar esse jogo com inteligência e pleno domínio dos negócios de sua própria empresa para o desenho da solução mais apropriada a sua empresa e não ao seu fornecedor, seja ele o maior provedor de soluções digitais do planeta ou aquela famosa consultoria cujo nome valida tudo.
A chave é conhecimento e coragem, sem a necessidade de qualquer ancoragem a um dos grandes nomes do mercado para validar o seu projeto, o que custa muito e não necessariamente trará o que a sua empresa realmente precisa para ir além.
Conhecer todas as possibilidades de ferramentas e saber trabalhar com elas, caso a caso, momento a momento em favor da sua empresa, como um habilidoso maestro, é a grande e necessária habilidade de um líder para agregar valor de forma contínua e sustentável, gerando a competitividade necessária para vencer a concorrência. É você e a nova maneira que seu time se relaciona com os seus parceiros internos de negócio que fará a grande diferença entre ser mais uma área “arrumadinha e atualizada” ou ser a área que faz toda a diferença com criatividade, coragem e soluções próprias. Fuja dos padrões e estabeleça o seu próprio modelo para obter o tão necessário diferencial competitivo! É esse delta que permite a sua empresa se diferenciar da concorrência para ganhar a competição, não padrão tecnológico.
Onde está o delta para a sua empresa? Qual o caminho crítico que hoje lhe permitirá ganhar grandes espaços nessa corrida? Quais as ações de curto prazo lhe permitirão alavancar o retorno do seu investimento. Lembre-se, o elo mais fraco sempre vai ser o condutor e limitador de todo os seus resultados. Você conhece o elo mais fraco do momento? Conhece sobre a dinâmica do elo mais fraco ao longo do tempo? Qual será o elo mais fraco do médio e do longo prazo e como você deve planejar a sua eliminação? Quanto você pode estar deixando de ganhar agora? Podemos te ajudar a obter essas valiosas informações para o pleno sucesso do seu negócio! Entre em contato e obtenha o diagnóstico e o caminho para transformar a sua área de Compras.
Daniel Lourenço Filho | Head of Global Sourcing Category – Head of Procurement – Supply Chain