Fez em Setembro 40 anos desde a criação da Euroatla, empresa portuguesa especializada em fornecer soluções globais integradas de logística e transporte, e com a celebração de tamanho marco, procurámos também perceber como foi a evolução desde os anos 80, pois muita coisa mudou.

Sandra Ayres, managing director da empresa, e Ana Gonçalves, business director, contam que “em 1980 o mercado dos transportes internacionais era muito diferente do actual”, e uma das diferenças é a forma como “as empresas do ramo tinham outro nível de autonomia para apresentar soluções aos clientes”, sendo que o conhecimento técnico e de mercado era centralizado e pouco partilhado. Alguns ainda hoje consideram que essa centralização de conhecimento era intencional, mas as responsáveis apontam para que fosse “o reflexo das necessidades dos clientes nessa altura”.

Sentem que os clientes actualmente são mais conhecedores das soluções disponíveis, e como tal, “são muito mais interventivos na definição dos requisitos e na escolha das soluções”, tendo também mudado uma mentalidade no processo: “as relações entre cliente e parceiro logístico, principalmente no 3PL, evoluíram de uma relação de exclusividade e confiança para uma constante corrida ao troféu de parceiro mais competitivo”.

Esta relação de proximidade é uma questão importante para a empresa, pois uma das suas características principais é o facto de ter os seus clientes fora de Portugal, sem ter representação própria noutros países, pelo que é importante conseguir manter uma boa comunicação e um conhecimento aprofundado das operações destes.

Apesar de terem sentido o impacto negativo da pandemia, também sentiram o positivo, pois um dos mercados em que também se encontram, o alimentar e das bebidas, registou um aumento significativo. “As exportações neste sector tiveram grandes oscilações, com especial incidência no segundo e terceiro trimestres”, e como tal, têm apoiado os seus clientes do sector “da melhor forma possível, com grande flexibilidade e capacidade de resposta, dados os desafios operacionais que se têm sentido”.

“Continuamos a apostar nas relações de confiança com os nossos parceiros de negócio, sendo que a nossa expectativa é de continuar a crescer com os nossos principais parceiros”, concluem Sandra Ayres e Ana Gonçalves.

A Euroatla também criou uma página dedicada à comemoração do aniversário da empresa, que poderá aceder através do seguinte link: Página comemorativa dos 40 anos da Euroatla.

Poderá ler a entrevista na íntegra brevemente na revista #15 da SCMedia News.