A EDP procurou uma solução de automatização de processos que permitisse a gestão centralizada com um alto índice de eficiência operacional, e seleccionou a plataforma MAI, da Membran-i, uma solução SaaS de negociação em rede B2B, no Brasil. Com esta plataforma, a empresa pretende ainda optimizar a sua área de compras e tornar os processos electrónicos.
Durante a implementação da plataforma, a Membran-i analisou os gastos anuais do cliente, classificando os produtos e serviços em dois grupos: estratégico (25%) e não estratégico (75%). Este passo resolveu a necessidade inicial da empresa, uma vez que ganhou produtividade e eficiência no planeamento de demandas e negociação de produtos e serviços não estratégicos com economia para custo total de aquisição desses itens.
A solução teve impacto directo na produtividade ao automatizar os processos de cotação e negociação, economizando na aquisição de produtos. Após a adopção da MAI conseguiram medir uma média de 68% em ganhos de processos, 23% de economia média, além da possibilidade de ter mais opções de fornecimento e compliance nas negociações.
Neverton Timm, head of supply chain da EDP Brasil, afirma que “cerca de 75% das nossas requisições são de baixo valor, e isso toma muito tempo da equipa de compras, tirando um tempo precioso que poderia focar nas negociações estratégicas. Com a plataforma MAI pretendemos concentrar os esforços da equipa no que traz mais ganho para a empresa. Além disso, a solução com toda a tecnologia embarcada, torna o processo de compras operacionais mais ágil e barato”.
Por sua vez, Florent Desidério, fundador e CEO da Membran-i, refere que “temos consciência da digitalização impulsionada pela pandemia, e as vendas electrónicas B2B só tendem a crescer. Segundo o estudo da Gartner, até 2025, 80% das interacções de vendas B2B entre compradores e fornecedores serão por meio digital. Isso tudo proporcionado pela convergência de hiper-automação, decisões via inteligência artificial e escalabilidade digital”.