A filial espanhola expresso dos CTT iniciou actividade há pouco mais de um ano, e os resultados já são agora visíveis, tendo a empresa atingido os 22 milhões de envios em Espanha, o que representa um aumento de 76% no número de envios realizados em Espanha, seguindo a tendência crescente também observada em Portugal. Ao mesmo tempo também alcançaram os 50 milhões de envios entre os países vizinhos, representando um aumento superior a 70% face ao ano anterior. Com este crescimento, a CTT Express apresentou um crescimento de 40% face a 2019 e uma facturação superior a 70 milhões de euros.

A empresa informou ainda que os CTT Express acabam de concluir o seu primeiro exercício em Espanha, onde pretendem aumentar a sua actividade e implementar um plano de investimento em novas instalações e tecnologias que irão dinamizar a sua actividade.

O crescimento sentido neste primeiro ano deveu-se em grande parte à pandemia, pois a entrada em Espanha coincidiu com a propagação mundial e que resultou numa mudança drástica nos hábitos de consumo das pessoas, sentindo-se uma grande movimentação para o e-commerce. Durante as duas semanas de fecho de actividades não essenciais, a empresa aumentou a sua actividade em 50%, entregando mais de 800.000 expedições por toda a Península Ibérica.

A empresa também avançou para uma aceleração de processos e investimentos que permitiram classificar 30.000 produtos por hora, reforçando assim as suas operações e processos, bem como um sistema de gestão de rotas para optimizar as entregas de última milha. O próximo passo será a expansão das suas instalações para garantir a capilaridade em todo o território e continuar o seu plano de investimentos e automatização das instalações. “A Madrid, Barcelona, Valência e Múrcia somam-se ainda automatizações em Alicante, Sevilha e Málaga, o que aumentará a capacidade automatizada instalada da empresa, para atingir aos 50.000 produtos por hora.

“2020 tem sido um enorme desafio, mas também nos permitiu fortalecer a nossa relação com os clientes e até ganhar a confiança de importantes clientes nacionais e internacionais, posicionarmo-nos como operador de referência nas suas transferências urgentes na Península Ibérica, com rácios de fiabilidade e qualidade de serviço acima do sector”, comenta Manuel Molins, director-geral da CTT Express.