Com o objectivo de construir um produto “disruptivo” e atender a uma necessidade do sector da última milha (a tecnologia), surge a VONZU, que oferece um SaaS que permite aos operadores logístico e retalhistas digitalizar e automatizar todos os processos e operações de última milha. A VONZU integra todos os agentes envolvidos no processo de entregas, desde retalhistas, operadores logísticos e cliente final, numa plataforma na nuvem, proporcionando visibilidade em tempo-real das entregas, segundo afirma a empresa em comunicado.

“O software é baseado numa interface de fácil utilização. A plataforma SaaS baseada na nuvem e pay-per-use, optimiza a interacção entre todos os agentes envolvidos, ao mesmo tempo que permite uma utilização eficiente dos recursos. Isto permite reduzir os custos de transporte entre 15-30%”, refere a empresa.

No final de 2020, a VONZU entrou no mercado português através da Leroy Merlin, o primeiro cliente, que utiliza esta solução como “torre de controlo”, ou seja, todos os seus parceiros de entregas estão integrados na VONZU e, desta forma, a empresa francesa, tem total visibilidade em tempo-real sobre o estado de cada entrega, independentemente do operador que a realiza, e um “maior controlo” sobre o desempenho dos parceiros logísticos. “Além disso, com a VONZU, a Leroy Merlin foi capaz de proporcionar uma melhor experiência de compra ao cliente final, ao permitir que este acompanhe o estado da sua entrega em tempo-real”, refere VONZU.

Em Portugal, a empresa também trabalha com algumas empresas de transporte que precisavam de automatizar os seus processos de última milha e terem um controlo total sobre o estado das suas entregas e o desempenho dos seus motoristas.

“A solução da VONZU é bastante flexível e é possível desenvolver novas funcionalidades ou adaptá-las para ir ao encontro das necessidades dos clientes (que gostamos de chamar parceiros). Um bom exemplo disto, é o caso da Leroy Merlin Portugal com a qual a VONZU tem vindo a construir em conjunto a solução de torre de controlo e a desenvolver novas funcionalidades, nomeadamente o módulo de gestão de incidências”, afirma a VONZU.