O unicórnio português da moda de luxo, Farfetch, deparou-se com grandes aumentos ao nível das taxas alfandegárias devido ao Brexit, tendo anunciado no início deste ano, a deslocalização do seu centro de logística internacional do Reino Unido para os Países Baixos como forma de contrariar os maiores custos de envio dos seus produtos. O acordo foi estabelecido com a Clipper Logistics plc e teve início em Abril de 2021 para a logística de e-commerce pan-europeia, com uma capacidade para armazenar 2 milhões de unidades de vestuário de alta qualidade.

“Só a partir desta semana já enviámos mais encomendas dos armazéns dos Países Baixos do que do Reino Unido”, explica Luís Teixeira, responsável operacional da Farfetch, em entrevista ao Dinheiro Vivo. Ao nível da logística, esta transição demorou mais do que era esperado, e “há um ano não esperávamos que o Brexit acabasse assim”. Na viragem do ano, a Farfetch contava com uma grande quantidade de stock próprio dentro do Reino Unido, e apesar dos custos serem mais elevados, “absorvemos o aumento dos custos, não o transferindo para os clientes”.

Apesar deste entrave ao negócio, a plataforma manteve lucros pelo segundo trimestre consecutivo, atingindo os 88 milhões de dólares (75,3 milhões de euros), tendo conseguindo duplicar, em 24 meses, o valor dos bens à venda, ultrapassando os mil milhões de dólares.

Apesar de entre Abril e Junho a plataforma ter registado uma diminuição de dois pontos percentuais ao nível da receita, estas cresceram 43,5% para 523,3 milhões de dólares.

O responsável comenta ainda que “com a grande expansão do comércio electrónico, começou a haver mais procura do que oferta nos transportes internacionais. As empresas investiram mais nas infra-estruturas e algumas aumentaram os custos de envio nos últimos 12 meses”.

A empresa revela que começou a ser testada a nova conexão das lojas à aplicação móvel Farfetch Connected Retail, que alerta os clientes sobre a disponibilidade de um artigo sobre o qual tinham interesse numa loja próxima. “Imaginem que tenho vários artigos na minha lista de desejos e estou a caminhar por uma cidade. Se passar perto de uma boutique que tem esse produto à venda, a aplicação da Farfetch vai sugerir experimentá-lo presencialmente porque estou a 100 metros da loja”, revelou Luís Teixeira à fonte.