A ALDI anunciou que vai começar, no final de fevereiro, a fazer a distribuição diária de produtos nas suas lojas da Grande Lisboa, com um veículo 100% elétrico, livre de emissões. Objectivo: reforçar assim o compromisso com a sustentabilidade ao incluir novas alternativas de transporte de mercadorias, através desta parceria com a transportadora TJA, proprietária e responsável pelo projeto desenvolvido em exclusivo para a ALDI.

Este camião é, segundo a insígnia, o primeiro a contar com a certificação PIEK, que reconhece veículos e equipamentos que ao operar geram ruído abaixo dos 60 decibéis, o que possibilita as descargas noturnas sem causar perturbações ao nível do ruido em áreas urbanas e residenciais. Adicionalmente, o camião elétrico ALDI passará a cumprir todos os requisitos Ultra Low Emission Zones (ULEZ), “sendo um dos primeiros projetos de Low Emission Zones (LEZ) em Portugal para a área da Grande Lisboa”.

Com uma autonomia de 180km e uma capacidade máxima de 26 toneladas (capacidade de transporte aproximada de 18 paletes standard), o novo camião elétrico conta ainda com um motor de frio e apresenta como principais características o seu baixo ruído, os circuitos independentes de reduzido consumo energético e o funcionamento 100% elétrico.

“Contrariamente às demais viaturas elétricas que contam com motores de frio alimentados a diesel, o motor de frio do camião da ALDI também é 100% elétrico, o que se traduz na erradicação de gases nocivos para a atmosfera”, diz a retalhista. Para gerar energia elétrica para o motor de frio e simultaneamente não retirar autonomia à viatura, será instalado um pack de baterias adicional com uma capacidade de 35kWh.

“Este novo camião permite-nos reduzir ainda mais o impacto da nossa atividade e, reforçar o nosso compromisso para com a proteção do ambiente e do clima, para além de ser um projeto pioneiro em Portugal. O objetivo é que, ao mesmo tempo, que proporcionamos aos nossos clientes uma experiência de compra simples, rápida e fácil com tudo o que precisam, possamos assegurar que este trabalho é feito sem pôr em causa o nosso planeta”, afirma o CEO da ALDI Portugal, Wolfgang Graff.

Além da parceria entre a ALDI e a TJA, o projeto contou com a colaboração das empresas MAN, fornecedor da viatura, da Addvolt, responsável pelo pack de baterias adicional, a Carrier que forneceu o motor a frio e a Costa&Reis que, em conjunto com a Dhollandia, ficou responsável pela caixa de frio e plataforma de descarga.