A Logística, é cada vez menos identificada como um serviço de fim de linha, e mais como um aliado na estratégia e desenvolvimento de uma empresa, potenciando o seu crescimento interno e externo.
Quando uma empresa pretende aumentar o seu volume de negócio, nesta instável sociedade V.U.C.A não basta ter foco unilateral em alguns departamentos tradicionais (compras e ou vendas) é necessário garantir um alinhamento estratégico entre todas as áreas, incluindo as atividades de suporte e primárias, para assim se tornar competitivo no mercado.
Atualmente a Logística tem vindo a crescer, oferendo assim diversos modelos Logísticos que servem desde a Indústria, Retalho, FMCG e a tendência crescente do E-commerce, indubitavelmente a Logística é um parceiro estratégico que cria mais-valias para stakeholders e clientes.
Para construir uma operação Logística eficiente, a mesma tem que estar integrada com as restantes áreas do Negócio, como as Compras, Aprovisionamento, Produção, Vendas e estruturar assim um Planeamento Integrado na Cadeia de Abastecimento que visa identificar o plano Estratégico, Tático e Operacional, que se torna fundamental para a obtenção de benefícios de custo e qualidade de serviço da operação.
Garantindo a inclusão do departamento Logístico na estratégia, surgem diversas oportunidades de potenciar o crescimento do gross profit margin bem como o aumento de produtividade e qualidade de serviço, diminuição de custos e ser um diferenciador na oferta de venda ao cliente, que cada vez mais é exigente, onde este atualmente não analisa apenas o preço, mas sim o valor de todo o serviço e eficiência que podemos oferecer. Eis alguns indicadores-chave:
Modelos Logísticos: desde o Cross-docking, Milk Run e Fulfillment.
Atividades Core: Logística Internacional – Negociação com Parceiros e controlo “Estado da Arte”, Assertividade nos Incoterms, diminuição de tempos de trânsito.
Sistemas de Informação Logísticos: Tecnologia eficiente como ERPs, WMS, TMS, EDI, Robótica e Inteligência artificial.
Gestão de Qualidade e processos de Melhoria Contínua: Lean; Kaizen – otimizar processos, eliminar desperdícios.
KPI’s Logísticos: Custo de Transporte vs Venda; OTIF; Lead time; Rotação de Stock.
Avaliação de Fornecedores: Apostar na parceria e potenciar volume de negócio.
Equipas Multidisciplinares: Foco no planeamento integrado da operação, em rigor PDCA.
Todas estas ferramentas potenciam a otimização, agilidade de processos, proporcionam fluxo de dados visíveis e rastreáveis e em tempo real que podem medir o desempenho da operação e dar visibilidade da mesma.
No entanto, é extremamente importante apostarem nos Recursos Humanos no setor Logístico, na formação e retenção do seu talento para darem continuidade ao sucesso da operação.
Ver a Logística como um aliado Estratégico, é apostar no Crescimento e Expansão do Negócio!
Maria Pereira | Europe Logistics & Transport Manager Director | Colquímica – Indústria Nacional de Colas S.A.
Muito bem, Maria. Totalmente mente de acordo. Será que existem ainda empresa que na elaboração do seu PE deixam a logística (supply chain) de fora? Não, penso que não… pois não?