A Rovensa implementou recentemente uma solução com o objetivo de facilitar a comunicação com atuais e potenciais fornecedores: o Rovensa Supplier Portal.
Patrícia Roxo, procurement director da empresa, explica que o principal objetivo deste portal passava por criar um “canal de comunicação que nos permitisse estreitar relações com o mercado fornecedor, abrindo uma janela para que potenciais fornecedores, que nos contactavam de diversas formas para nos dar a conhecer a sua empresa, pudessem, após uma primeira abordagem, ser encaminhados para um ‘local’ onde caracterizassem a sua empresa e nos dessem a conhecer os produtos ou serviços que comercializavam”. Além disso, a empresa quis ir mais além e criar uma base de dados de fornecedores atuais e novos, atualizada pelos próprios, que lhe permitisse controlar a informação e tratá-la de forma “mais efetiva e eficiente”.
Este projeto encontra-se ainda numa fase inicial. Contudo, tal como foi pensado, a curto prazo, o portal permitirá reduzir algumas tarefas que os compradores tinham de executar aquando da colocação de ordens de compra. Os documentos passam agora a estar disponíveis para consulta no site, quando, antes, eram enviados por e-mail. Por outro lado, o processo de criação de um novo fornecedor no ERP será igualmente simplificado, “pois existe uma automatização entre as informações requeridas para um novo fornecedor e as necessárias para a sua criação, reduzindo o número de interações iniciais típicas de quando iniciamos a atividade comercial com um novo parceiro”, adianta a procurement director.
“As ambições/desafios que projetámos para o portal passam por torná-lo no canal privilegiado de criação de novos fornecedores” e, em simultâneo, fazer desta uma ferramenta “basilar” de comunicação com os fornecedores, onde se possam atualizar procedimentos, comunicar alterações, avaliações, discutir planos de ação de recuperação/desenvolvimento “ou até mesmo interagir com os fornecedores ao invés do uso do e-mail, quem sabe?”, acrescenta Patrícia Roxo.