A obra na linha ferroviária de alta velocidade entre Évora e Elvas, integrada no futuro Corredor Internacional Sul, está prevista para terminar em 2023. O investimento de 442 milhões de euros, dirigidos à primeira linha de alta velocidade para passageiros e mercadorias em Portugal, envolve cinco troços: Évora – Évora Norte, Évora Norte – Freixo, Freixo – Alandroal e Alandroal – Linha do Este (Elvas).

Outro investimento envolvendo a região de Elvas, que tal como este se encontra incluído no plano Ferrovia 2020, é o de Elvas – Caia, um troço de 10 quilómetros que está concluído desde janeiro de 2021, e que veio requalificar a ligação ferroviária a Espanha, mais precisamente a Badajoz, e ao qual o troço Évora – Elvas se irá ligar.

Pela proximidade entre a ligação entre as ferrovias e o acesso à A6, a região espera ainda a construção de um viaduto, junto ao nó das Sochinhas, que terá duas bifurcações: uma com ligação à plataforma logística de Elvas e outra para a Plataforma Logística de Badajoz.