No final de 2021 a Marinha do Brasil recebeu o Prémio Automação 2021 da GS1 Brasil, na categoria “Automação dos processos de fardamento” pelo projeto de modernização do depósito de fardamento da Marinha no Rio de Janeiro. Os fornecedores do projeto, também eles distinguidos, foram a KWAY e a filial brasileira da empresa portuguesa Slidelog.

O desafio do projeto era poder contribuir com a eficiência do sistema de abastecimento da Marinha no processo de automação dos processos de fardamento. Fernandes Lima, Capitão de Fragata da Marinha do Brasil, conta que “o projeto de reconfiguração logística foi concebido com o propósito de prover melhorias operacionais. Nós optámos por adotar na nossa operação dois códigos: o código linear e o código DataMatrix”.

A Marinha brasileira precisou de fazer uma completa reestruturação do armazém de fardamento para implementar o sistema WMS de Sistemas de Prateleiras Automatizadas (AVEP), coletores de dados e tapetes transportadores.

Todos os materiais fornecidos passaram a receber etiquetas padronizadas, com dados variáveis, como lote, fabricação, serialização, além de informações como o código OTAN e GTIN, tudo codificado no GS1 DataMatrix.

Pedro Lopes Ribeiro, CEO da Slidelog, explica que um dos desafios foi “sermos capazes de resolver problemas complexos de uma forma simples, e que coubesse na dotação orçamental existente e que não podia ser excedida”, e destaca que, no final, a Marinha do Brasil conseguiu gastar apenas 31% do orçamento planeado para este projeto.

Outra das envolventes foi a gestão de um projeto complexo com uma equipa multidisciplinar e multinacional de 13 profissionais, responsáveis por diversas facetas do projeto, como apresentar um novo algoritmo de reabastecimento para as lojas, redesenho do layout de armazenamento do centro de distribuição, especificações dos equipamentos de movimentação de carga, entre outras.

“O prémio Automação 2021 GS1 Brasil é, provavelmente, o mais prestigiado troféu que as empresas e os profissionais almejam. Reconhece os melhores na busca de soluções de melhoria, de aumento de eficiência e de competitividade através de inovação dos processos de automação usando os standards GS1. Quando soubemos que havíamos sido premiados, foi uma imensa surpresa porquanto foi a Marinha do Brasil que lançou a sua candidatura junto da GS1”, destaca Pedro Lopes Ribeiro.

Poderá ler o artigo completo e em maior detalhe na próxima edição da revista SCMedia News.