A APDL assegurou ontem, 20 de fevereiro, no porto de Viana do Castelo, mais um abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) a um navio do armador Baleària Eurolíneas Marítimas.

Desta feita, trata-se do navio Ro Ro e de passageiros Hedy Lamarr, de 186 metros e com capacidade para transportar 600 passageiros e cerca de 650 veículos, que se encontra desde outubro de 2021 nos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo, para reconversão e modernização.

Os trabalhos de reconversão do navio consistiram na instalação de dois tanques de armazenamento de GNL com 565 m³ de capacidade, na adaptação das duas máquinas principais e na instalação de sensores para monitorização, em tempo real, dos consumos e das emissões de CO2. Com esta reconversão calcula-se que o ferry reduzirá em 30% as suas emissões, permitindo que o navio navegue tanto a combustível como a GNL, dotando-o de uma autonomia de mais de 1.400 milhas náuticas.

“A operação de abastecimento de 123 m3 de GNL, efetuou-se após escrupulosa avaliação de risco e implementação dos procedimentos e melhores práticas suportadas nas recomendações internacionais e nacionais, e nas orientações do Quadro de Acão Nacional para a Criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (RCM 88/2017), que traça a meta de 2025, para que os portos nacionais tenham a capacidade para abastecimento de GNL a navios”, informa a administração portuária.

Todos os trabalhos foram concertados entre a APDL, a West Sea, a Baleària, o agente de navegação Pinto Basto e a ESK, empresa especialista em transporte de gases liquefeitos e criogénicos, com a colaboração e suporte de entidades marítimas, portuárias e de proteção civil. A Autoridade Portuária nomeou a SGS Portugal, para, conjuntamente com a equipa interna, supervisionar tecnicamente toda a operação do navio e do transportador/abastecedor.