Partiu na noite da passada sexta-feira de Seddin, na Alemanha, via Cracóvia, em direção a Kiev, o primeiro comboio da DB com apoio humanitário para a Ucrânia: 15 contentores com bens de primeira necessidade, como alimentos, roupas quentes e produtos médicos.

A ponte ferroviária operada pela DB Cargo e DB Schenker está a ganhar velocidade. Na noite de sexta-feira, um primeiro comboio transportando bens de primeira necessidade para o povo da Ucrânia partiu de Seddin, perto de Berlim.

“A ferrovia fornece uma ligação estável com a Ucrânia. Estamos a ajudar com o que é mais necessário. Uma ligação estável e experiência em processos de logística são importantes para que possamos ajudar de forma fiável”, disse Sigrid Nikutta, membro do Conselho de Administração do Grupo Deutsche Bahn.

Jochen Thewes, Presidente do Conselho de Administração da DB Schenker, por seu turno, lembrou que “a logística leva as coisas onde são necessárias, especialmente em tempos de crise. Com a nossa ponte ferroviária, estamos a garantir que a enorme prontidão internacional para ajudar chegue às pessoas na Ucrânia.”

Para dar o seu contributo nesta crise humanitária que se vive na Ucrânia, a Deutsche Bahn (DB) criou uma rede logística ferroviária e rodoviária para transportar os produtos e bens doados pelos alemães diretamente para a Ucrânia, o que permitirá que milhares de toneladas de alimentos, água potável e produtos e equipamentos sanitários sejam transportados diretamente para o país por camião e ferrovia no decurso das próximas semanas.

As equipas de logística da DB Cargo e da DB Schenker estão a trabalhar lado a lado. As doações são recolhidas por camião na Alemanha, embaladas em caixas e em contentores e finalmente transportadas pela fronteira para a Ucrânia por comboio de mercadorias na rede ferroviária europeia da DB Cargo. A operação só é possível graças à cooperação entre a subsidiária polaca da DB Cargo e a ferrovia ucraniana, bem como com as equipas da DB Schenker na Polónia.

O grupo alemão criou uma linha direta dedicada e esta ponte ferroviária revela-se particularmente útil para a expedição de grandes doações, tanto de entidades como de empresas.

Foto: DB AG / Volker Emersleben