A Linde Material Handling apresenta um portefólio alargado para zonas ATEX, que não só garantem segurança como elevado nível de conforto operacional.
Espaços apertados podem ser um dos maiores problemas com que se defrontam os operadores de empilhadores em diferentes setores e indústrias. “Os condutores necessitam de veículos particularmente ágeis, fáceis de manobrar e de utilizar nestas condições”, diz Elke Karnarski, gestora de produtos Ex-Proof Trucks & Retrofit Solutions da Linde Material Handling.
Foi com base neste cenário que a empresa desenhou os novos equipamentos: estreitos e à prova de explosão. Como explica a Linde MH, representando uma alternativa aos empilhadores, os porta-paletes Linde T20-30 EX, disponíveis com ou sem plataforma, e os stackers contrapesados Linde L06-L16 AC EX podem até ser integrados no sistema de gestão de frotas Linde com controlo de acesso e monitorização de danos.
No caso do primeiro equipamento, este tem um chassis de apenas 720 milímetros de largura, o que faz com que trabalhe dentro do contorno da palete, o que proporciona à máquina (e a quem a conduza) uma boa manobrabilidade, que é significativamente suportada pela direção assistida. Segundo a empresa, os veículos são concebidos para operações de recolha e armazenamento, bem como transporte de material de curto e médio curso nas zonas ATEX 1/21 e 2/22. Adicionalmente, a viatura vem equipada com medidas de proteção contra explosões, proteção contra faíscas elétricas e mecânicas, monitorização contínua da temperatura de todos os componentes relevantes e precauções para evitar a carga eletroestática.
Já o porta-paletes contrapesado Linde L06-L16 AC EX, por seu turno, está disponível em quatro versões com capacidades de carga de 0.6, 1.0, 1.2 e 1.6 toneladas, sendo também apresentado num design estreito e compacto de 890 milímetros. O seu suporte de garfos para a zona ATEX 2/22 torna-o ideal para transportar cargas especiais, contentores IBC ou paletes fechadas em espaços apertados. Mais pequeno do que um empilhador elétrico, o veículo é uma alternativa para áreas potencialmente explosivas, onde o espaço é exíguo.