A promotora imobiliária logístico-industrial Panattoni anunciou a criação do seu primeiro parque logístico em Portugal, em Valongo, que será o “maior projeto logístico no norte do país”, com um investimento global superior a 50 milhões de euros. O parque logístico prevê albergar dois edifícios – com 27.000 e 47.000 metros quadrados – para arrendamento.
A norte-americana Panattoni, promotora imobiliária logístico-industrial, entra em Portugal pela mão da empresa brancarense Castro Group, que atua nas áreas da promoção imobiliária e construção, responsável pelo acompanhamento nas diversas fases do negócio, ao longo dos últimos meses.
“É com orgulho que anunciamos a nossa chegada ao mercado português após o acordo com o Castro Group. Um mercado com excelentes condições para investir e crescer, de mãos dadas com as empresas locais e internacionais que operam em Portugal. O Panattoni Park Porto é o início de um claro compromisso em continuar a crescer nos diferentes mercados da Península Ibérica, sendo Portugal um destino especial de investimento”, afirma Gustavo Cardozo, General Manager para Espanha e Portugal da Panattoni, citado no comunicado enviado às redações.
Para Paulo Castro, CEO do Castro Group, “é um marco histórico para o Grupo participar na expansão da Panattoni, em Portugal”. “Acreditamos que o sucesso deste projeto é prova da importância atual do setor logístico na Península Ibérica, impulsionado por diversos fatores, nomeadamente pelo crescimento do comércio eletrónico e reajustamento das cadeias logísticas”, refere.
O Panattoni Park Porto, assim se vai chamar, pretende “desenvolver soluções inovadoras, modernas, mais sustentáveis e abrangentes para o mercado português, com preços de arrendamento muito competitivos”.
O novo parque, que tem acesso direto à autoestrada A41 e está localizado a 2 km da A4, irá colocar no mercado 75.000 m2, que poderão acomodar plataformas customizadas de logística ou ‘cross docking’ em módulos a partir de 12.500 m2.
Este empreendimento proporciona uma localização estratégica a todo o tipo de empresas que necessitem de estar próximas da cidade e serviço de last mile, pela sua adjacência ao Porto, a apenas 25 minutos, bem como às principais autoestradas.
O empreendimento terá, ainda, uma área com potencial para desenvolvimento de escritórios, até 2.500 m2, estacionamento com capacidade para 300 veículos, até 150 cais de carga e parque para bicicletas.
“É mais um grande investimento que conseguimos atrair para o nosso concelho. Acreditamos que um investimento superior a 50 milhões de euros, num parque logístico de última geração e com um parceiro internacional de referência como a Panattoni, traz mais oportunidades para o tecido empresarial local e criação de mais emprego”, comenta José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.