A startup portuguesa Meight, que criou uma avançada plataforma informática de transportes terrestres, acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Newoxygen, empresa detentora do software SAP de gestão de transportes, bTransport. A digitalização integral das operações de terreno através de um aplicativo para smartphone e a troca bidirecional e processamento de dados, em tempo real, permitindo um acompanhamento completo de todos os serviços que estão a ser realizados, é uma das mais-valias.
A plataforma de inteligência artificial criada pela Meight – a Meight Driver App – permite prever, monitorizar e gerir todas as operações do transporte de mercadorias que são realizadas no terreno, nomeadamente a gestão de consumo de combustível. Deste modo, a Meight tem uma ferramenta patenteada, dedicada a auxiliar o trabalho dos motoristas. Graças a uma infraestrutura que gere proativamente o processo de condução de veículos pesados de carga, consegue aumentar a sua eficiência e segurança; dá também suporte a várias tarefas acessórias que os motoristas têm de realizar para garantir um bom serviço de transporte de mercadorias.
O vertical bTransport além de todas as ferramentas de gestão de base integradas no SAP Business One tem como principais funcionalidades a gestão e planeamento de serviços, acompanhamento das ordens de serviço, integração com vários sistemas de GPS, faturação automática, gestão oficinal e de manutenções, E-CMR Digital, entre outros.
“Esta parceria com a Meight permitiu trazer ao bTransport a oportunidade de agregar novas funcionalidades de valor acrescentado e diferenciador no dia-a-dia das empresas de transportes, tornando o bTransport único no mercado.”, refere Paulo Sábio, CEO da Newoxygen.
A parceria com a Newoxygen, parceiro líder SAP, vem conectar os serviços de Gestão de Transporte já existentes – nomeadamente gestão de recursos, gestão de tráfego – permitindo a troca bidirecional e processamento de dados, de forma a transmitir aos motoristas através de um smartphone, em tempo real, um acompanhamento completo dos serviços que estão a realizar.
Segundo Paulo Alves, diretor da Alves Barroco, empresa de transporte de mercadorias a nível nacional, “sendo clientes da plataforma Btransport, a possibilidade de ter o serviço Meight integrado com a nossa plataforma veio facilitar muito o trabalho de gestão dos motoristas. Agora o planeamento do serviço é enviado em tempo real para os motoristas, conseguimos ter uma operação mais rentável e com um total controlo dos tempos de entrega, em tempo real.”
De realçar que a logística, e em particular o transporte terrestre de mercadorias, movimenta 16 milhões de toneladas-km de mercadorias por ano, valor que triplicará nos próximos 30 anos para os 100 milhões de veículos pesados de mercadorias. De acordo com o relatório Gartner, este é um dos setores mais atrasados na curva de adoção tecnológica, sendo necessário um investimento substancial para se tornar mais resiliente, ágil e eficiente. É que o transporte rodoviário de mercadorias representa 2% do parque automóvel mas gera 22% das emissões de CO2 para a atmosfera.