O CEO da Makro, David Antunes, revelou à Executive Digest que ao longo das mais de três décadas em que o grossista está presente no mercado nacional, têm vindo “a acompanhar a evolução e a fortalecer a nossa presença no mercado português, cujo potencial é enorme”.
Enquanto grossista, dedicada ao mercado B2B, os seus clientes são direcionados para o canal HORECA e pequenos retalhistas, o que “traz desafios acrescidos”, explica o CEO, avançando que trabalham “diariamente para antecipar as necessidades e exigências destes segmentos”.
“A nossa estratégia tem passado pela forte aposta no digital, na maior proximidade com os nossos clientes e na produção nacional”, explica o responsável, que considera que a marca já não é apenas uma empresa de Cash & Carry, e que pretende ser parceira de negócios dos clientes. “O nosso posicionamento é muito claro: o nosso crescimento acontece quando os nossos clientes crescem”, afirma.
David Antunes explica que a empresa pretende expandir para outras áreas de negócio, sem nunca descurar da loja. No início de 2019 a empresa lançou uma loja online para os retalhistas, a Mshop, e mais recentemente o serviço de Food Service Delivery, um serviço de entrega alimentar que tem sido um dos focos da empresa, bem como o desenvolvimento do canal digital e plataformas tecnológicas.
A loja online de compras/encomendas online, é o foco no campo das tecnologias e do digital, pois tem evoluído na resposta às necessidades dos clientes, em especial no setor da hotelaria e da restauração. Este serviço digital já é utilizado por mais de 20% dos clientes da Makro para realizarem as suas encomendas à marca.
Atualmente, 70% dos fornecedores da Makro são portugueses, e a empresa destaca a importância que estes têm no seu universo, e como têm reforçado o seu posicionamento a nível nacional.
“Somos uma empresa comprometida e dinâmica, que queremos, cada vez mais, funcionar como peça fundamental na economia local, fomentando a interação dos diferentes intervenientes do sector – produção, fornecedores, associações, entidades e agentes locais – de forma que a gastronomia portuguesa assuma ainda mais um papel preponderante até mesmo além-fronteiras”, revela o CEO David Antunes à Executive Digest.
“Temos continuado a levar a cabo as nossas apostas, muito focados nos nossos clientes para o quais queremos apresentar as melhores propostas, serviços e soluções, que os ajudem a ter solidez e sustentabilidade no negócio”, concluiu o CEO.