Entre os dias 6 e 10 de junho, semana em que se assinalou o Dia Mundial Anti-Contrafação, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo uma operação nacional de fiscalização. Foram apreendidos 85.470 artigos contrafeitos, no valor de 1,574 milhões de euros.
Foram fiscalizados 183 operadores económicos, percorrendo-se todo o circuito comercial, desde a produção/importação, ao armazenamento, distribuição e comercialização/venda a retalho, assim como a venda através de canais digitais.
No total foram instaurados 25 processos-crime por contrafação, venda, circulação ou ocultação de produtos ou artigos, fraude sobre mercadorias, imitação ou uso ilegal de marcas e branqueamento de capitais.
As apreensões referem-se a artigos de vestuário e calçado desportivo de diversos clubes nacionais e europeus, malas, carteiras, cintos, relógios, isqueiros, óculos de sol, perfumes, bonés, capas de telemóveis, cartas colecionáveis, entre outros, e foram realizadas no seguimento de uma operação de fiscalização, de norte a sul do país.