A SAP e a McKinsey uniram os seus pontos fortes e criaram uma aliança estratégica, tendo por um lado a modernização tecnológica, e por outro a execução de estratégias. Com esta joint venture, as empresas pretendem oferecer um design de ponta-a-ponta para a migração para SAP S/4HANA, tendo como foco inicial indústrias como os produtos de grande consumo, retalho ou automóvel. Segundo um estudo recente da McKinsey, este mercado representa uma oportunidade de 1 bilião de dólares.
Recentemente, a Merck KGaA, uma empresa líder mundial em ciências da vida, trabalhou com a SAP e a McKinsey para transformar o complexo sistema ERP da empresa, passando de uma coleção de plataformas antigas para um sistema global consolidado e completo, com uma nova estrutura organizacional e modelo de governação.
“Todas as empresas precisam de desenvolver novos modelos de negócio para evitar ser perturbada, ganhar eficiências para financiar a inovação e transformar sistemas críticos de missão de uma forma que minimize o risco de negócio”, comentou Christian Klein, CEO da SAP, durante o SAP Sapphire Orlando, acrescentando que “esta aliança garante que a McKinsey e a SAP podem trabalhar lado a lado para se concentrarem na implementação do ERP certo com o maior ROI e valor sustentado dos investimentos tecnológicos, permitindo que os clientes aproveitem inúmeros novos conjuntos de valor”.
Para além do caso com a Merck KGaA, a aliança entre as duas empresas já teve impacto para vários clientes, até mesmo para um grossista europeu de renome (o qual não foi referido no comunicado), e que através deste foi capaz de contrariar as crescentes pressões de custos dos concorrentes, enquanto satisfazia a crescente procura digital dos seus clientes. Nos primeiros quatro meses, a empresa grossista criou uma função de gestão de transformação que avaliou perspetivas externas sobre as tendências atuais e requisitos futuros para todas as funções empresariais. Através disso, conseguiu determinar um modelo operacional-alvo para o futuro panorama do ERP e, consequentemente, desenvolveu modelos operacionais para retalho, cadeia de fornecimento, gestão de categorias e finanças, estabelecendo um novo modelo de negócio à prova de futuro.
“A tecnologia possibilita maior velocidade, e pode desempenhar um outro papel para um crescimento sustentável e inclusivo”, defendeu Bob Sternfels, global managing partner da McKinsey. “A relação da SAP e da McKinsey reúne o pensamento estratégico com a implementação técnica, ajudando os líderes mais ousados a encontrar soluções duradouras para os nossos desafios mais urgentes”.