A cadeia de fast-food Burger King está a atravessar uma crise ao nível do stock de batatas no Japão, sendo grande parte destas provenientes dos EUA. Não conseguindo uma alternativa a este produto, que está a ter uma grande procura, o Burger King encontrou uma alternativa diferente e da qual o país não sente falta: ramen.
Este novo menu chama-se “Almost potato set” (“Conjunto quase batata”), e envolve o hambúrguer, bebida e um pacote de ramen crocante, um pouco semelhante às habituais batatas fritas ocidentais. Outras alternativas às tradicionais batatas eram ramen cozido, lulas grelhadas ou tarte de maçã, que seriam também adequadas à cultura oriental.
No Japão, a cadeia conta com mais de 150 restaurantes, e todos estão a sentir dificuldades no aprovisionamento de batatas vindas dos EUA, pois dependem em grande parte da importação destas batatas congeladas.
Também a concorrente McDonald’s sentiu recentemente esse impacto, em dezembro, tendo sido necessário na altura racionar a venda de nuggets e batatas fritas pelo mesmo motivo.
No entanto, a solução encontrada pela Burger King está a dividir os consumidores e se há os que aceitam bem a alternativa, outros admitem deixar de ser clientes da cadeia de fast-food.