É apresentado pela DB Schenker como o seu 50.º armazém ecológico, este espaço, localizado em Tilburg, nos Países Baixos, que reinicia operações depois de uma profunda modernização em 2021.
Os armazéns ecológicos são um conceito integrado, desenvolvido pela DB Schenker, que permite que os armazéns sejam operados de forma eficiente em termos energéticos, melhorando o bem-estar dos colaboradores e reduzindo significativamente as emissões de CO2.
Segundo a empresa, a infraestrutura em causa foi totalmente transformada, permitindo uma operação ecoeficiente e com mais espaço para cross-docking, além de moderna tecnologia para uma maior proteção ambiental.
O operador explica que na construção do novo terminal, foram seguidas normas globais de construção sustentável, como o isolamento térmico, utilização de recursos renováveis obtidos na região envolvente do edifício, instalação de sistemas de iluminação modernos e naturais para o bem-estar dos colaboradores e sistema eficiente de HVAC.
Cyrille Bonjean, diretora do Transporte Terrestre na DB Schenker Europa, acredita que “os armazéns ecológicos são o futuro dos nossos terminais”, acrescentando que “as instalações em Tilburg são o mais recente exemplo da rapidez com que estamos a avançar para centros de carga altamente automatizados e ecoeficientes. Isto serve o nosso objetivo estratégico de nos tornarmos neutros em termos de CO2 até 2040 e já está a ter um efeito positivo nos nossos colaboradores, que agora são capazes de trabalhar num ambiente seguro, profissional e preparado para o futuro”.
Serão instaladas cinco colmeias para aumentar a biodiversidade nas proximidades e haverá uma utilização reduzida do terminal MHE (equipamento de manuseamento de materiais), através da semi-automatização do manuseamento de mercadorias, bem como uma melhor gestão de resíduos nos escritórios, estações de carregamento de bicicletas elétricas e veículos.
A área do local do terminal modernizado é de 59.210 m2. Com 90 cais de carregamento, o armazém está totalmente adaptado às atividades de cross-docking para distribuição de paletes e pode tratar de 13.000 carregamentos por semana. Através de uma linha de reboque incorporada, o transporte interno de paletes será automatizado, garantindo eficiência e segurança. A nova infraestrutura será adaptada ao crescimento dos movimentos de tráfego, de modo que a segurança, a proteção e a eficiência sejam traçadas para futuros desenvolvimentos. Atualmente, o centro conta com 350 pessoas a trabalhar naquele espaço.