Segundo informações avançadas pelo analista Ming-Chi Kuo na sua página no Twitter, pela primeira vez, parte da nova gama do novo iPhone será fabricada na Índia “quase em simultâneo” com fornecedores habituais na China. A Apple tenta precaver-se face à instabilidade geopolítica a que se tem vindo a assistir.
Em vários tweets, Kuo explica que no curto prazo, “as capacidades de fabrico e envio do iPhone da Índia ainda têm uma lacuna considerável em relação à China”, mas ainda assim, o analista destaca que o mercado indiano é visto como o próximo motor de crescimento-chave.
Embora a informação não seja veiculada pela Apple, a alteração do destino dos componentes, assim como movimentações junto de empresas fora da China para produção de componentes do iPhone, indiciam que pode estar em curso uma alteração grande na cadeia de fornecedores da gigante norte-americana.
Ming-Chi Kuo também se refere repetidamente à Índia na produção do “iPhone 14 de 6,1 polegadas”. Isto porque se espera que a Apple adicione um segundo modelo aos iPhones não Pro, um “iPhone Max” de 6,7 polegadas. Em resumo, a Apple estará a colocar na Índia parte da produção dos seus equipamentos, um país que se tem mostrado “mais neutro” no atual contexto geopolítico.