Com 240 fornecedores açorianos, que representam 35% do total das compras do setor alimentar, a Bensaude Distribuição aposta agora na valorização da matéria-prima regional, através da criação de sinergias com os produtores locais e a criação da marca Açorianíssimo.
“O ‘Açorianíssimo’ representa a defesa intransigente dos nossos Açores”, afirmou ao Açoriano Oriental Andrea Vasconcelos, responsável de sourcing da Bensaude Distribuição, realçando: “A Bensaude Distribuição é a maior compradora dos Açores de produtos regionais, trabalha diariamente com 240 fornecedores açorianos e 35% do total das nossas compras do setor alimentar são provenientes de parceiros regionais: grandes, médias e pequenas empresas, produtores individuais, cooperativas e IPSS, ao todo comercializamos quase 3000 artigos de origem açoriana”, elencou.
O objetivo é “o desenvolvimento integral de produtos e marcas, assente em matéria-prima 100% açoriana”, que este projeto, desde 2019, já permitiu a criação de cerca de 20 marcas a nível de produto e mais de 150 referências de produto em comercialização, algumas delas no continente português.
A Bensaude Distribuição desenvolveu projetos de sourcing diferenciados nas diversas áreas: frutas e legumes, carne e pescado. No caso das frutas e legumes, o trabalho começou em 2011, tendo atualmente 47 membros em seis ilhas. Já o projeto de sourcing da carne ocorreu no final de 2019 e conta atualmente com 36 produtores em seis ilhas e, mais recentemente, em julho de 2021, foi iniciado o trabalho de sourcing de pescado, com a compra direta na origem, nas diversas lotas ou diretamente nas embarcações (por contrato), prevendo ainda este ano comprar mais de 350 toneladas de pescado nas lotas dos Açores.