A Cosco Shipping elevou a bitola e quer colocar o transporte de mercadorias sobre carris com a criação do Iberia Sea-Rail Express, a nova ligação ibérica, semanal, por ferrovia, que liga o porto de Valência a Leixões e à Bobadela. Esta quinta-feira, a saída de mais um comboio do terminal da Bobadela contou com representantes da Infraestruturas de Portugal, da AGEPOR, da Captrain/Takargo e da Euronave/Euroatla, o agente do armador chinês em Portugal, evidenciando que tudo corre sobre carris com este novo serviço.

Foi no final de julho que a Cosco Shipping lançou o Iberia Sea-Rail Express, serviço intermodal, com periodicidade semanal, que liga por ferrovia o porto de Valência a Leixões e à Bobabela, em Lisboa, operado pela Captrain/Takargo.

“O serviço é semanal, com um comboio para Leixões e outro para a Bobadela”, diz-nos Abel Rodrigues, Business Operations Manager da Euronave/Euroatla, agente da Cosco Shipping para Portugal. Com um tempo de trânsito inferior a 24 horas, o comboio foi projetado para transportar 58 TEU e Abel Rodrigues acredita que “tudo correndo bem, depois de estabelecido e estabilizado o serviço, poderemos  mesmo chegar aos dois comboios semanais, o que em termos práticos, mensalmente, poderá significar um incremento de 400 TEU”.

“O Iberia Sea-Rail Express surge como uma rota alternativa ao porto de Roterdão, permanentemente congestionado  e, em simultâneo, porque permite tirar partido das mais-valias que o porto de Valência reúne, como é o caso do serviço fixo Valência- Bilbau”, explica Alexandre Viegas, Business Development Manager da Euronave/Euroatla.

A aposta ibérica do armador chinês neste novo serviço “resulta do congestionamento do porto de Roterdão, a habitual porta de entrada das cargas asiáticas que têm Portugal como destino; do aumento dos custos dos feeders, que torna o comboio competitivo face ao navio; e da aposta inequívoca da Cosco Shipping no porto de  Valência e no transporte ferroviário”, sintetiza Abel Rodrigues.

É que em Valência, a COSCO Shipping possui uma ampla oferta de serviços de/para o Extremo Oriente, Médio Oriente, IPBC, África e Europa. Inicialmente, em termos de destino/origens, esta ligação está disponível para o Extremo Oriente e Médio Oriente e a COSCO Shipping garante a emissão de T1 em Valência para as cargas de importação, e serviços de recolha/entrega entre os terminais ferroviários da Bobadela e de Leixões e qualquer ponto de Portugal Continental.

Poderá querer ler também:

> IBERIA SEA-RAIL EXPRESS TEM ESCALA MARCADA PARA LEIXÕES

> EM ESPANHA COSCO APANHA O COMBOIO