O processo de insolvência da marca alemã HC Footwear, que detinha a licença comercial da Camel Active nos mercados europeus, está a preocupar o mercado nacional. Há várias décadas que a indústria portuguesa produzia sapatos para esta marca, e com a falência da empresa, as encomendas foram canceladas, e existem faturas por liquidar.

Ao Eco, Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS, associação portuguesa da indústria do calçado, espera que esta situação “não crie muita mossa e que não [sejam] surpreendidos por algo que foi inesperado, vindo de um cliente com este peso”. Segundo aponta, o setor estava a ter um crescimento positivo, “até maio as exportações estavam a aumentar 30% e era bom que conseguíssemos manter este ritmo mais algum tempo, ainda que saibamos que será extremamente difícil”.

“Esperamos que [esta falência] não crie muita mossa e que não sejamos surpreendidos por algo que foi inesperado, vindo de um cliente com este peso”, aponta ainda o porta-voz à fonte.

O Eco contactou ainda algumas empresas do setor, sendo que a maioria não se quis pronunciar, temendo poder serem mal interpretadas, mas ainda esperam reaver alguma parte do dinheiro.