O novo eCanter, a 9ª geração do mais recente camião ligeiro elétrico da Mitsubishi FUSO Truck Europe, produzido no Tramagal, esteve em exibição em Hannover (Alemanha), na maior feira do mundo para veículos comerciais, a IAA Transportation.

Este camião estará no mercado a partir de 2023, e será produzido no Tramagal, o mesmo local onde o atual eCanter é fabricado em pequenas séries desde 2017. A empresa tem como objetivo que no próximo ano, quando iniciar a sua produção em massa, este possa ser “ainda mais precisamente adaptado ao cliente e à sua utilização quotidiana”, bem como “solucionar os problemas ambientais urbanos ligados à poluição sonora e emissões de CO2, além de responder às necessidades logísticas e de sustentabilidade dos clientes”, explica a Daimler Truck em comunicado.

A empresa explica que o veículo foi desenvolvido tendo por base a “análise de dados recolhidos ao longo de seis anos e mais de seis milhões de quilómetros realizados pelos cerca de 450 camiões”, e ambiciona que em 2030, cerca de 60% das vendas nos 30 mercados europeus sejam de veículos comerciais neutros em CO2, e a partir de 2039 só pretende vender veículos neutros em emissões de CO2.

“Na FUSO estamos na vanguarda da eletrificação de veículos comerciais. Ao dar o passo seguinte, alargando a nossa carteira de produtos e entrando na produção em larga escala, continuamos a liderar o transporte sustentável do futuro”, afirma Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia.

Arne Barden, CEO da fábrica da Mitsubishi FUSO Truck Europe no Tramagal, comenta no comunicado que “a transição energética e a descarbonização estão a acontecer muito mais rápido do que inicialmente pensávamos. Com este novo produto conseguimos responder a muitos dos desafios do transporte urbano e da logística last mile de uma forma amiga do ambiente. Termos a nossa fábrica do Tramagal a liderar este desenvolvimento tecnológico deixa-nos muito orgulhosos, mas também nos dá muita responsabilidade”.