Nos passados dias 15 e 16 de outubro decorreu a 15ª edição das 24 Horas de Logística, o evento formativo em formato de jogo realizado em parceria entre a Sfori e a Supply Chain Magazine. Este ano ocorreu na fábrica da Super Bock Group, em Leça do Balio, e teve a peculiaridade de, pela primeira vez, ter sido feita a entrega dos prémios no próprio dia do evento, o que trouxe desafios acrescidos à equipa de coordenação técnica para a correção das provas. No início de domingo – para alguns ainda “final de sábado” -, a vitória foi da equipa da Leroy Merlin (BCM Bricolage).

Após um interregno imposto pela pandemia, as 24 Horas de Logística voltaram a fazer mexer a logística e os logísticos, sem pausa para descanso. Ao longo de 24 horas consecutivas, 84 jogadores, distribuídos por 17 equipas, testaram os seus limites. Ao todo, tiveram de resolver 32 provas pontuadas, podendo totalizar um máximo de 55.200 pontos, tendo a equipa da Leroy Merlin conquistado 45.571 pontos (83% dos pontos máximos). No segundo lugar ficou a equipa da Auchan (Os Incríveis), com 42.923 pontos, seguindo-se a equipa da Volkswagen (VWGS Team) em terceiro lugar, com 42.528 pontos, 395 pontos a menos que o segundo classificado.

A equipa da Leroy Merlin ainda conquistou os prémios de “Melhor Teórico”, por ter conquistado mais pontos nas provas teóricas, e o prémio “Melhor Noturno”, ao conquistar mais pontos durante as provas noturnas. Por sua vez, ao nível das provas práticas, a equipa da Sonae, (MC – Muita Cerveja), venceu o prémio de “Melhor Prático”, e nas diurnas destacou-se a equipa da PepsiCo (Ruffles), conquistando o prémio de “Melhor Diurno”.

As provas foram acompanhadas por facilitadores, profissionais que foram avaliando o desempenho das equipas, e dos seus elementos individuais, e que apresentam um relatório final às empresas, com informações importantes sobre os diferentes elementos, para que estas possam analisar os seus pontos fortes e fracos, e até mesmo descobrir capacidades que desconheciam até agora.

O anfitrião do evento deste ano, a Super Bock Group, abriu as portas da sua unidade de produção em Leça do Balio, que inaugurou em 2015, na celebração dos 125 anos da Unicer, nome anterior do grupo. A infraestrutura foi criada de raiz, com 33 metros de altura e uma área de cerca de um hectare, capaz de armazenar 40 mil paletes e de movimentar diariamente 12 mil, tendo sido, até essa data, o maior investimento feito pela Unicer, acima dos 100 milhões de euros.

Nota: A reportagem do evento estará disponível brevemente na nossa revista.