A APDL e a Prio Supply, SA assinaram um protocolo de colaboração, no âmbito de um projeto de carácter inovador e que consiste na utilização de Ecobunkers (combustíveis ecológicos) em embarcações que operam e que servem de apoio ao porto, como os rebocadores e as lanchas dos pilotos, promovendo o início de uma caminhada para um porto ecologicamente mais amigável, acelerando o interesse do setor em opções mais sustentáveis.

A APDL definiu como meta ambiental para o Porto de Leixões, e toda a comunidade portuária, que alcançasse até 2035 a neutralidade carbónica e, nesse sentido, traçou um roteiro para a transição energética, onde foram definidas ações que reduzirão o impacto ambiental que a atividade portuária tem no meio urbano onde o porto se integra; uma das quais através da substituição do combustível de origem fóssil por combustível com incorporação de biocombustível, produzidos a partir de resíduos, contribuindo para a redução das emissões de CO₂ da sua frota naval.

Para Nuno Araújo, “este projeto representa um conceito inovador que permitirá reduzir as emissões poluentes nos equipamentos marítimos, contribuindo para a meta da neutralidade carbónica que a APDL pretende atingir até 2035, 15 anos antes dos objetivos definidos pela União Europeia”.

A APDL possui uma frota naval da qual uma parte relevante já possui motores compatíveis com a utilização de Ecobunkers (gasóleo com 20% de biodiesel – B20), “com este combustível a APDL vai conseguir reduzir em 20% a pegada associada às suas embarcações, concretizando mais um desígnio do Roteiro para a descarbonização e transição energética do Porto de Leixões”, referiu ainda o Presidente do Conselho de Administração da APDL.

O grupo PRIO está a desenvolver várias soluções de energia, sendo inclusive pioneiro na introdução de combustíveis sustentáveis em Portugal, e que, tem vindo a apostar fortemente na recolha de óleos alimentares usados (OAU) e na produção de biocombustíveis a partir deste resíduo.

Emanuel Proença, CEO da PRIO, congratula-se com este acordo: “começamos a parceria com a APDL com um pequeno piloto de EcoBunkers, mas tendo este apenas como ponto de partida”, reforçando o objetivo geral de “migrar para combustíveis e fontes de energia cada vez mais verdes” e assumindo “a vontade de ajudar a descarbonizar por completo todos os portos do norte do nosso país”, referiu.

Os trabalhos previstos no presente protocolo decorrerão no porto de Leixões, em embarcações a designar pela APDL.