Sete em cada 10 gestores consideram que a redução de custos é uma prioridade para o negócio, e utilizam as plataformas digitais para otimizar as compras e aumentar a rentabilidade. Assim afirma, Carlos Tur, Country Manager da JAGGAER para Espanha e Portugal, como base na experiência da empresa e dos seus mais de 1.700 clientes em todo o mundo.
Durante a entrega anual dos Prémios de Tecnologia e Inovação do jornal espanhol La Razón, em que a empresa foi premiada pelo segundo ano como Empresa Líder em Soluções de Compras, Carlos Tur, afirmou que “as soluções de compras ajudam a ser mais eficientes nos tempos dedicados a esta função e a gerar poupança económica, segundo os nossos dados, que vão desde 4% em compras diretas até 20% em compras indiretas em relação aos processos tradicionais”.
“O nosso objetivo é ajudar as empresas a digitalizar as suas operações e contribuir para a transformação dos seus processos industriais, especialmente aquelas que apresentam uma faturação superior a 300 milhões de euros, embora também ofereçamos soluções para empresas de menor dimensão”, acrescentou.
Particularmente após crise gerada pela pandemia e as disrupções vividas nas cadeias de abastecimento globais, a JAGGAER continuou a ajudar as organizações que estavam atrasadas nos seus procedimentos a atualizar e a fortalecer as estratégias de digitalização. Como afirmou o seu gestor, “principalmente nos departamentos de compras, temos ajudado a substituir os métodos tradicionais por sistemas muito mais estratégicos e eficientes, tanto em termos de poupança de tempo, como poupança económica”.
No entanto, os benefícios da digitalização das funções de compras vão mais além da poupança. Carlos Tur explicou como a Inteligência Artificial pode ajudar as organizações, através de recomendações inteligentes e da automação de tarefas rotineiras.
Aproveitando a Inteligência Artificial e a aprendizagem automática, as soluções da JAGGAER fornecem aos compradores e fornecedores recomendações inteligentes que alinham as necessidades do comprador com os recursos do fornecedor. Estas soluções executam de forma autónoma muitas das tarefas repetitivas e necessárias para facilitar o comércio empresarial. “Daqui a cinco anos vamos assistir a uma progressiva automatização das compras até atingir a autonomia total, graças ao assistente inteligente, às redes neurais artificiais ou à Inteligência Artificial”, prevê Carlos Tur.
“Ainda há um longo caminho a percorrer, mas fizemos progressos muito substanciais nas nossas mais de duas décadas de existência”, acrescentou. Por isso, para a JAGGAER é essencial criar um ecossistema de colaboração mútua entre os líderes tecnológicos que acompanhem as empresas de todas as dimensões na sua inevitável jornada rumo à digitalização. Assim, assinaram recentemente acordos com a NTT DATA para dar resposta conjunta à crescente procura de transformação digital nas empresas; e com a LKS Next, para promover o uso das novas tecnologias nas operações de compras com o intuito de melhorar a competitividade das organizações.
Carlos Tur assegurou que “vamos continuar com esta estratégia de parceria com entidades de referência em tecnologia, consultoria e outros setores para continuar a oferecer inovação e rentabilidade aos nossos clientes”.