A Deutsche Bahn está a preparar-se para a venda da DB Schenker para, assim, se concentrar no seu negócio ‘core’: o ferroviário.
O grupo ferroviário alemão Deutsche Bahn (DB) disse que designou o seu conselho de administração para examinar e preparar-se para uma potencial venda de até 100% das suas ações na DB Schenker.
“As decisões quanto ao início categórico de um processo de desinvestimento e à forma que qualquer venda poderá assumir serão tomadas separadamente numa data posterior”, disse a empresa.
A empresa argumentou que a venda daquela sua área de negócio lhe permitiria focalizar-se mais na sua Estratégia Ferroviária e no seu negócio principal.
“O objetivo da estratégia do Grupo, que foi lançada em 2019, é transferir o tráfego para caminhos de ferro amigos do ambiente, tanto no transporte de passageiros como de mercadorias, e expandir a infraestrutura ferroviária na Alemanha”, explicou a empresa.
Acrescentou que, embora a DB Schenker tenha alcançado resultados recorde nos últimos tempos, a médio prazo a empresa necessitará de maiores recursos financeiros e mais independência para fazer aquisições internacionais, com vista a manter e reforçar a sua posição no mercado.
“Por esta razão, uma venda poderia abrir novas oportunidades para a DB Schenker em termos de crescimento e desenvolvimento”, explica a companhia.
“A posição da empresa como líder do mercado global torna-a atrativa para compradores e investidores”, acrescentou. “À luz dos desafios económicos que se colocam a nível mundial e da atual incerteza nos mercados de capitais, a DB não quer apressar uma possível venda da DB Schenker”.
“A data de início de um processo de desinvestimento específico depende da situação global e ainda não foi decidida. Uma venda só terá lugar se for de vantagem financeira para o grupo DB, em comparação com a manutenção da Schenker no grupo”.
No primeiro semestre de 2022, a DB Schenker gerou 1,2 mil milhões de euros em lucros operacionais, o melhor resultado a meio do ano na história de 150 anos da empresa.
A companhia oferece serviços de transporte terrestre, aéreo e marítimo e emprega 76.100 pessoas em 1.850 locais em mais de 130 países.
A venda planeada não é uma surpresa, há vários anos que se especula que a Deutsche Bahn não tinha a certeza do que queria para aquela divisão, com rumores de uma venda que reapareceu mais recentemente em setembro.
A consolidação em curso no mercado na área da expedição viu a empresa perder o seu estatuto de top-3 para a dinamarquesa DSV, em rápido crescimento nos últimos anos, enquanto que a distância para o líder de mercado Kuehne+Nagel e para o segundo colocado DHL Global Forwarding foi prolongada.
A especulação e rumores irão agora focar-senos potenciais compradores se a Deutsche Bahn avançar com a venda, sendo a DSV um dos candidatos mais prováveis. O transitário dinamarquês cresceu rapidamente nos últimos anos através de aquisições e, no passado, manifestou interesse na DB Schenker caso esta fosse posta à venda.
Com base em números de 2021, se a DSV comprasse a DB Schenker, tornar-se-ia o maior transitário de carga aérea do mundo, ultrapassando tanto a K+N como a DHL, com volumes anuais de cerca de 2,5 milhões de toneladas.