As empresas estão a investir de forma crescente na transformação digital para realizar decisões de compra mais sustentáveis, como ficou claro durante o SAP Discovery Day, dedicado às PME, que decorreu em Lisboa.
Segundo as projeções da IDC (Futurescape), 40% das empresas vão implementar políticas de sourcing responsável (guiados por princípios de ética ambiental, social e económica) até ao final do ano. A Caixa Geral de Depósitos, por exemplo, já avançou com um projeto nesta área tendo como objetivo melhorar a gestão do ciclo de vida dos fornecedores, desde a solicitação do sourcing até à contratação e em linha com as exigências regulatórias em vigor. A entidade aproveitou ainda para adotar ferramentas que lhe possibilitarão tomar decisões de compra mais sustentáveis.
Deste modo, através de um projeto realizado pela AMT Consulting, foi implementado o SAP Ariba, que permitiu a existência de uma base de dados centralizada de fornecedores (para o registo, certificação e qualificação) com mais agilidade e rastreabilidade na área de procurement, como por exemplo, ao nível da gestão de SLA (contratos de níveis de serviço) que passou a ser feita de uma forma mais eficiente a partir de um repositório único e com zero papel, avançou o Jornal de Negócios
Ainda sobre o tema, a mesma fonte diz que em apenas um mês a Caixa Geral de Depósitos conseguiu 500 fornecedores carregados, quase 200 fornecedores ativos e cerca de 600 contratos carregados. Atualmente, a entidade utiliza o software para categorizar e organizar fornecedores tendo em conta o seu perfil de risco, avalia fornecedores (sobre certificados de sustentabilidade, por exemplo) e monitoriza o cumprimento de KPI e regulamentos, ou o cumprimento de códigos de ética e conduta nessas empresas.