A Maersk anunciou uma inovadora instalação de armazenagem frigorífica para Flatholmen, em Aalesund, Noruega. A infraestrutura foi especificamente concebida para responder às necessidades da indústria norueguesa de produtos do mar, vai estar entre os maiores armazéns frigoríficos do género no país e deve estar totalmente operacional até ao 1.º trimestre de 2024.
A construção das novas instalações em Aalesund, que serão também as primeiras de armazenagem frigorífica da empresa com baixas emissões de gases com efeito de estufa na Noruega, será em conformidade com os padrões BREEAM e com o objetivo global da Maersk de descarbonizar todas as suas operações até 2040.
Quando estiver operacional, espera-se que a instalação ajude a reduzir significativamente a pegada ecológica dos clientes em toda a sua cadeia de abastecimento.
“Temos o prazer de anunciar a nossa primeira instalação de armazenagem frigorífica verde na Noruega. Muitos dos nossos clientes, especialmente na indústria de produtos do mar, estão à procura de parceiros de longo prazo que tenham tais capacidades, para reduzir toda a sua pegada ambiental. O entreposto frigorífico em Aalesund é mais um passo em frente no nosso compromisso de definir um rumo para uma logística de carbono zero, permitindo ao mesmo tempo uma verdadeira logística integrada para os nossos clientes”, diz Birna Odefors, area managing director da Nordics, A.P. Moller – Maersk.
As metas de emissões da Maersk implicam que pelo menos 90 pct. da sua cadeia global de frio e operações de logística contratual sejam certificadas como ecológicas até 2030 (âmbito 1 e 2).
Após a sua conclusão, as novas e inovadoras instalações terão cerca de 12.000 m2 de espaço totalmente convertível com temperatura controlada. No total, a instalação fornecerá armazenamento para mais de 33.000 paletes de produtos da cadeia de frio, ao mesmo tempo que disponibiliza serviços integrados da cadeia de frio como armazenamento, distribuição e serviços de transporte terrestre para os seus clientes.
“Com esta iniciativa, estamos a dar mais um passo em frente ao criar verdadeiras ofertas de cadeia de frio de ponta a ponta na Noruega. As novas instalações em Aalesund permitirão que toda a carga seja diretamente armazenada e consolidada no nosso armazém frigorífico no terminal, em vez de ser consolidada a partir de armazéns frigoríficos mais pequenos na região. Com a sua localização no cais, proporcionará também acesso fácil à infraestrutura a partir de cargas paletizadas do Norte e limitará o tráfego atual entre armazéns frigoríficos e o terminal. Tudo isto melhorará o fluxo de caixa dos nossos clientes e levará a custos operacionais mais baixos para todos os envolvidos”, diz Birna Odefors.
A Noruega é o principal produtor mundial de salmão do Atlântico e um dos maiores exportadores de marisco do mundo e a indústria norueguesa de aquacultura é de grande importância no país. Aalesund é o mais importante centro de pesca do Norte da Noruega. As novas instalações funcionarão como um elo da cadeia de abastecimento sem descontinuidades para os clientes quando transportarem produtos congelados e refrigerados, ligando assim a localização estratégica de Aalesund com fácil acesso às redes rodoviárias nacionais e proximidade com portos de navegação que chegam com relativa facilidade aos principais centros de contentores na Europa, e de lá para o resto do mundo.
O acordo com a Maersk para a construção de uma instalação de armazenagem de frio, com tecnologia de ponta e baixas emissões de GEE é outro marco para o desenvolvimento do Porto de Aalesund e é um passo importante na parceria a longo prazo.