A multinacional francesa CMA CGM vai comprar à Global Container Terminals Inc. (GCT) dois terminais no Porto de Nova Iorque e Nova Jersey, que passa a  contar na sua carteira com sete terminais nos Estados Unidos. O passo estratégico apoia o crescimento da multinacional francesa na cadeia de abastecimento da Costa Leste dos EUA.

O gigante francês de contentores CMA CGM assinou um acordo para adquirir dois terminais no Porto de Nova Iorque e Nova Jersey operados pela Global Container Terminals Inc. (GCT), disse a empresa. A mudança desenvolve ainda mais o negócio dos terminais da empresa, ao mesmo tempo que apoia o crescimento das suas linhas de navegação, revelou a mesma fonte.

Os terminais emblemáticos GCT Bayonne e GCT New York elevam a carteira de terminais da CMA CGM para sete nos Estados Unidos, reforçando a sua pegada global e as operações da costa leste dos EUA. A empresa opera dois terminais em Los Angeles, um no Alasca, um em Houston, e um em Miami.

A CMA CGM Group disse que irá operar as duas instalações como terminais multi-utilizador sob a liderança da actual equipa de gestão das instalações. Os planos futuros incluem um maior desenvolvimento das suas ligações marítimas na área de Nova Iorque – que serão servidas pelas instalações – bem como investimentos em infra-estruturas. A empresa planeia aumentar a capacidade combinada de ambos os terminais em até 80%, de acordo com um comunicado de imprensa.

“Esta importante aquisição permitirá ao CMA CGM Group apoiar o crescimento da cadeia de abastecimento da Costa Leste dos EUA e melhorar a eficiência de e para o mundo”. O acordo baseia-se nos recentes esforços da empresa francesa para expandir no mercado norte-americano, o que inclui a aquisição do terminal da Fenix Marine Services no porto de Los Angeles em janeiro passado e a compra do negócio da Ingram Micro’s Commerce & Lifecycle Services, especializado em logística de contrato de comércio eletrónico, em abril.

Os termos do acordo não foram divulgados.