O Grupo Ferrero compromete-se a ter todas as suas embalagens 100% recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Segundo a 13.ª edição do Relatório de Sustentabilidade da empresa, este objetivo foi alcançado em 83% no ano de 2021.
Para alcançar os objetivos definidos, o Grupo Ferrero está focado em quatro áreas que vão marcar a sua atividade nos próximos três anos: o desenvolvimento e reformulação de embalagens existentes, a I+D na inovação, a associação com instituições nacionais de gestão de resíduos e a educação dos consumidores para completar uma transição de êxito em direção a uma economia circular, a par com ações para eliminar o desperdício.
No âmbito deste compromisso e para alcançar uma atividade mais sustentável e respeitosa com o meio ambiente, foi lançada uma nova embalagem, com um design ecológico, para a sua linha de chocolates Ferrero Rocher. É uma caixa totalmente em polipropileno (PP), mais fácil de reciclar e que reduz a pegada de carbono em 30% face às caixas anteriores, mantendo a icónica transparência da embalagem e a qualidade do produto. Esta reformulação foi implementada pela primeira vez em setembro de 2021 nas caixas de 16 e 30 peças e será faseada na caixa de oferta de 24 peças a partir de 2023.
Desde a introdução destas embalagens em setembro de 2021, foram usadas aproximadamente menos 2.000 toneladas de plástico, resultante de um uso de cerca de menos 40% de plásticos nas embalagens de 16 e 30 peças. Assim que a implementação destas embalagens ecológicas esteja finalizada em todo o portefólio Ferrero Rocher, estima-se que se evite o uso desnecessário de cerca de 10.000 toneladas de plástico.
Para assegurar ainda a circularidade das suas embalagens, o grupo uniu forças com fornecedores, empresas de reciclagem e líderes do setor, através da assinatura do Compromisso Global para a Nova Economia do Plástico da Fundação Ellen McArthur. Isto representa a ambição da empresa em querer desempenhar um papel ativo na eliminação das embalagens de plástico de uso único através da sua reformulação e inovação.
A 13.ª edição do Relatório de Sustentabilidade do Grupo Ferrero incorpora ainda outros objetivos, como a redução do plástico virgem em 10% ou o aumento do conteúdo reciclado nas embalagens de plástico para 2025. A empresa ambiciona também reduzir a sua pegada de carbono em 43% por tonelada de produto produzido em 2030, como apostar nas energias renováveis: atualmente 84% da eletricidade adquirida nas suas fábricas proveem de fontes renováveis e até 16 centros da empresa funcionam com eletricidade 100% renovável.
A Ferrero mantém também um firme compromisso com as comunidades locais onde opera. Neste sentido, em 2021 o Grupo providenciou formação a mais de 134.000 agricultores na Costa do Marfim e no Gana, com o objetivo de promover práticas agrícolas responsáveis em regiões-chave para o cultivo do cacau.