O ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, tinha no início de dezembro apontado Castanheira do Ribatejo como uma alternativa para a deslocalização do terminal de contentores da Bobadela, e que aguardavam apenas os estudos da Infraestruturas de Portugal (IP), mas Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, voltou a reforçar que o concelho não está disponível para receber a infraestrutura, segundo avançou o jornal O Mirante.

“Nem pensem nisso”, exclamou o autarca, quando questionado sobre essa possibilidade. Fernando Paulo Ferreira opõe-se e pretende afastar essa ideia, apontando em conselho de ministros que, tal como a plataforma logística da Castanheira está a operar, e como o espaço está estruturado, não terá condições para receber a quantidade de contentores previstos, defendendo que a plataforma não foi desenhada para armazenar nem movimentar contentores, e sim para operar com naves logísticas.

“Mesmo no projeto de criar o cais fluvial que aprovámos, com o objetivo de reduzir a pressão rodoviária no concelho, nem esse contempla espaço para os contentores de Loures. Esses estudos (da IP) foram encomendados pelo anterior presidente de uma câmara (Loures) que queria livrar-se desses contentores, mas a opção Vila Franca de Xira não se coloca”, defende o responsável à fonte.

As restantes alternativas apontadas Carregado (Alenquer), Barreiro, Poceirão e Rio Maior, com o novo presidente da câmara de Loures a afirmar que também não quer receber os contentores no seu concelho.

A IP aponta que está a ser realizada uma análise de viabilidade das soluções técnicas existentes, bem como uma recolha de contributos ou propostas de outras localizações, sendo que entre os fatores que determinarão a decisão final está a proximidade de eixos ferroviários e rodoviários e potenciais impactos do terminal na vida das comunidades.

De recordar que a deslocalização deverá ocorrer no primeiro semestre de 2023, de modo a que o espaço esteja disponível para receber as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam no início de agosto.