Tudo aponta para a DSV – Global Transport and Logistics como o comprador mais provável da alemã DB Schenker, num negócio estimado em 20 mil milhões de euros, segundo avançam os analistas da DNB Markets.
Depois das informações veiculadas em dezembro que davam contam da intenção do grupo ferroviário alemão Deutsche Bahn (DB) estar a preparar-se para uma potencial venda de até 100% das suas ações da DB Schenker, agora a DNB Markets aponta a DSV como o mais provável comprador.
“Acreditamos que a DSV está numa posição favorável para comprar a DB Schenker, dado o seu historial de execução e extração de sinergias significativas em negócios anteriores, em comparação com os seus pares logísticos (e capacidade implícita de justificar um preço de compra mais elevado), enquanto as empresas de PE poderiam ter dificuldades em obter financiamento neste ambiente”, afirmam os analistas de mercado Jacob Berg Nielsen e Mads Brinkmann Andersen na análise da DNB Markets.
Recorde-se a este propósito que em abril de 2019 o grupo suíço de logística Panalpina aceitou uma oferta de aquisição por parte da DSV, após mais de dois meses de negociações, que se cifrou em 5,50 mil milhões de dólares, criando na altura uma das maiores empresas de logística a nível europeu. Na verdade, apenas a DHL Logistics, a Kuehne & Nagel e a DB Schenker superavam a DSV em termos de faturação.
Entretanto, dois anos depois, em 2021, a DSV vai novamente às compras e fica com o negócio global de logística integrada da Agility, passando a ser uma das três empresas líderes em transporte e logística, com aproximadamente 75.000 funcionários e presença em mais de 90 países.
Agora, a concretizar-se o negócio com a DB e comprando a Schenker, a DSV passa a DHL e a Kuehne+Nagel e torna-se o maior operador logístico.