O Grupo Abu Dhabi Ports (AD Ports) assinou acordos estratégicos com organizações angolanas para melhorar a conectividade marítima ao longo da costa oeste e colaborar no desenvolvimento da indústria de serviços marítimos e infraestruturas em todo o país.
De entre os acordos estabelecidos, está a formação de uma joint venture com a empresa estatal de logística e transporte Unicargas, que administra o terminal multiusos do Porto de Luanda, o porto mais movimentado de Angola. Port ali passam mais de 70% das importações internacionais do país e 80% das suas exportações não petrolíferas. A nova joint venture, com participação maioritária do Grupo Abu Dhabi Ports, atuará na modernização, gestão, operação do terminal e do negócio logístico da Unicargas.
As áreas destacadas no acordo com o ministério para potencial futuro investimento e desenvolvimento conjunto incluem serviços de ferry e cabotagem, terminais marítimos de passageiros e plataformas logísticas, bem como uma Academia Marítima em Angola. O acordo também abrange planos para considerar o desenvolvimento do Caio Deepwater Terminal no Porto de Cabinda, localizado na região noroeste, rica em petróleo.
Os novos acordos têm potencial para impulsionar significativamente a indústria marítima do país. Com o setor de petróleo e gás de Angola a contribuir para aproximadamente 50% do PIB e 90% das exportações, o setor da energia será provavelmente p maior beneficiado com a melhoria das operações.
Mohamed Juma Al Shamisi, diretor-administrativo e CEO do AD Ports Group, destacou que a colaboração com a República de Angola demonstra o compromisso do grupo de apoiar o relacionamento forte e em evolução dos Emirados Árabes Unidos com Angola. “Estamos focados em construir rotas comerciais marítimas rápidas e eficientes e temos o prazer de trazer a nossa base de conhecimento robusta para Angola e aos portos localizados na costa oeste de África. Estes acordos refletem a confiança que o Ministério dos Transportes e a equipa da Unicargas depositam em nós e na nossa capacidade de contribuir para os planos de crescimento económico de Angola”, disse.
Por seu turno, Ricardo Viegas D´Abreu, ministro dos Transportes da República de Angola, comentou que o desenvolvimento das infraestruturas portuárias da República de Angola é uma prioridade fundamental do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027. “A modernização das nossas infraestruturas portuárias é um passo vital para Angola maximizar o potencial dos nossos recursos naturais e promover o crescimento económico, em benefício do nosso povo. Estamos muito satisfeitos em celebrar o acordo-quadro com o AD Ports Group e beneficiar do seu conhecimento e experiência consolidados como um player marítimo global”, ressaltou.
Mohamed Eidha Tannaf Al Menhali, CEO Regional – África, AD Ports Group, lembrou que “ao trabalhar com a Unicargas vemos oportunidades significativas para melhorar a eficiência e aumentar a capacidade, implantando as mais recentes inovações para aprimorar os níveis de serviço e os tempos de resposta”.
Joaquim Nazaré Pimentel da Piedade, coordenador da Comissão de Gestão da Unicargas, declarou que o objetivo é desenvolver um terminal multiusos de última geração, para melhorar a posição do Porto de Luanda como o porto mais movimentado de Angola. “Estamos muito satisfeitos em trabalhar com o AD Ports Group, que possui o conhecimento técnico e operacional para levar os serviços do terminal para o próximo nível”.
Angola é considerada a sexta maior economia da África Subsariana, com um PIB de 74 mil milhões de dólares. Bem posicionada para beneficiar do aumento do comércio marítimo, a República de Angola oferece 1.600 km de costa do Oceano Atlântico, com cinco portos operacionais principais, localizados em Luanda, Cabinda, Lobito, Soyo e Namibe.