A Indasa opera na produção de abrasivos flexíveis de alto rendimento e para responder às suas necessidades logísticas, a empresa portuguesa está perto de ver concluída a instalação de três armazéns automáticos fornecidos pela VRC, na sua fábrica de Aveiro.
Com os trabalhos no local a avançar a todo o vapor, e a montagem mecânica praticamente concluída, a Indasa está a um passo de começar a colher os lucros da sua aposta em automatização de última geração da operação de logística integrada com a fábrica.
Depois da montagem das estanterias e transelevadores do tipo mini-load de alta performance, a instalação vai decorrer com o arranque da fase de automação em obra, prosseguindo com comissionamento e testes. Para a última etapa estará reservado o minucioso processo de fine-tunning.
São vários os sistemas que estão a ser instalados, visando aumentar a capacidade de armazenagem de matérias-primas e materiais subsidiários; permitir acomodar as peças de substituição e ferramentas de manutenção da fábrica em condições de fácil acesso; poder absorver todo o produto acabado proveniente da linha de produção e assegurar a preparação de encomendas a enviar para os vários mercados mundiais onde a Indasa está presente.
A propósito deste projeto na Indasa, José Filgueiras, diretor de operações da VRC salienta a “flexibilidade da nossa engenharia, que nos garante a possibilidade de customizar o projeto e desenvolver soluções adaptadas à sua operação, indo de encontro àquelas que eram as suas prioridades: um aumento da capacidade de armazenagem conferida pelos armazéns automáticos e, principalmente, a maior dinâmica de picking conseguida, melhorando substancialmente a sua eficiência, com menos recursos alocados.”