Na sequência do anúncio feito em agosto do ano passado, a DHL Express Portugal está a avançar com o investimento previsto no valor de 25 milhões, para triplicar a área da sua plataforma no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. As obras irão ter início em março, esperando-se que estejam terminadas em julho de 2024.

Segundo avançou a empresa em comunicado, este investimento irá alargar as instalações para um lote adjacente, aumentando o total de terreno para 18.135 m2. Em termos de área útil e operacionais, irá expandir os atuais 3.752 m2 para 10.893 m2, e o número de cais passará, numa primeira fase, de 68 para 102, tendo a possibilidade de chegar a 125 posições de carga e descarga para veículos de distribuição, e seis adicionais para veículos pesados.

A DHL Express Portugal revela ainda que será instalado equipamento tecnológico de automação industrial, com elevada capacidade de processamento, minimizando o processo manual de carga e agilizando o processo, e libertando os operacionais para outro tipo de funções. Com esta expansão e investimento, a capacidade de processamento de encomendas aumentará em 150% na importação, para 6.000 peças por hora, e em 300% na exportação, para 5.000 peças por hora.

Ao nível da sustentabilidade, a nova infraestrutura da empresa será redesenhada em todas as dimensões ESG. “Espera-se assim, que este seja um edifício altamente eficaz em termos de gestão de energia, nomeadamente, através de maximização da utilização da iluminação natural e de sistemas de ventilação natural, e da instalação de coberturas com capacidade de suporte massiva de painéis fotovoltaicos”, avança o comunicado, sendo que os 102 cais de carga, disponíveis nesta primeira fase do projeto, estarão preparados para a instalação de carregadores elétricos, permitindo eletrificar 60% da frota até 2030, e atingir a neutralidade em 2050.

A empresa aponta que este investimento tem o propósito de “responder às crescentes necessidades de transporte expresso internacional da grande indústria exportadora do Norte e Centro de Portugal”.

José Reis, diretor-geral da DHL Express Portugal, comenta que “a expansão do terminal do Aeroporto do Porto é, sem dúvida, uma grande aposta da DHL Express Portugal. Numa altura em que é fundamental apoiar as empresas portuguesas nos seus processos de exportação e internacionalização, reforçarmos a nossa capacidade instalada numa das principais portas de saída dos seus produtos para todo o mundo”.

O diretor-geral justifica o investimento devido ao crescimento da atividade, sendo que desde o início da atividade nesta plataforma, em 2012, foi possível processar um crescente volume de carga e facilitar as trocas comerciais entre Portugal e os restantes 220 países servidos pela rede DHL. “Nos últimos anos, os crescimentos anuais de volumes no terminal têm sido cada vez mais significativos, estando a estrutura, atualmente, no seu limite de capacidade”, nota ainda a empresa.

“Este é, por isso, um projeto que irá trazer muitos benefícios para todas as partes envolvidas e, acima de tudo, para a competitividade e desenvolvimento do nosso país”, defende José Reis.

A DHL Express Portugal também pretende aumentar a sua rede de lojas próprias para atendimento aos clientes, com Braga, Leiria e Funchal a juntarem-se às já existentes em Lisboa e Porto.

Existe ainda um investimento no valor de 50 milhões de euros pendente no aeroporto de Lisboa, referente à construção do terminal de carga expresso, acordado há oito anos com a ANA, mas que ainda aguarda uma solução. Esta expansão traria a vantagem de melhorar as condições operacionais em Lisboa, e aumentar a capacidade de oferta.