Desde o final de 2022 que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) é a primeira organização – pública e privada – em Portugal a obter o reconhecimento da implementação do sistema Compras Sustentáveis, através da Norma ISO20400.

Comprar sustentável é, sobretudo, consumir de forma responsável e avaliar a necessidade de compra. É integrar a sustentabilidade em todas as fases da compra pública, através da inclusão de critérios de sustentabilidade ambientais, sociais e económicos, nas peças procedimentais.

Foi no final de dezembro de 2022 que foi realizada a auditoria, após o que o município da capital obteve o reconhecimento da implementação do seu sistema de compras sustentáveis. O município de Lisboa é reconhecidamente pioneiro neste sistema, tornando-se assim na primeira organização em Portugal a obter esta distinção para o seu sistema de compras, com a obtenção da ISO20400.

“A 2.ª fase deste gigante projeto já está em marcha, com um pacote de formação, linhas de apoio internas, documentos orientadores para que, do projeto-piloto, se faça a expansão para todas as compras municipais”, explica Isabel Camacho, Diretora de Aprovisionamentos na CML, através da sua página no Linkedin. Esta responsável aproveita ainda para sublinhar que “queremos ir mais longe: queremos ensinar e partilhar o que já alcançámos, para que mais entidades façam este caminho”.

Com a aprovação do artigo 19.º do regulamento do Orçamento Municipal 2023, e de um conjunto de documentos estruturantes, o município de Lisboa está a criar as condições organizacionais internas e externas “para que a satisfação das necessidades no presente, não comprometa a satisfação das necessidades no futuro.  Este é um caminho que se faz com todas as partes interessadas, incluindo os nossos fornecedores”, avança a CML no seu site.