A Ford Pro apresentou a sua nova carrinha comercial ligeira 100% elétrica e totalmente conectada, a E-Transit Courier. Este novo veículo veio reforçar a aposta da empresa em veículos elétricos e entrará em produção no terceiro trimestre de 2024, estando também disponível nas versões gasolina e diesel, com entrega prevista para o terceiro trimestre deste ano, podendo ser encomendadas a partir do verão.

Apesar de ainda se encontrar em testes em relação à sua autonomia, a Ford Pro avança com alguns detalhes em relação ao veículo, desde logo ao nível do tamanho e capacidade. A nova E-Transit Courier tem 1.803 milímetros de comprimento, 1.220 de largura e 1.244 de altura, um aumento de 182, 208 e 9 milímetros, respetivamente, face ao modelo anterior.

Este novo design trouxe, no entanto, duas novidades em termos de design: um pequeno compartimento que expande esta área para o habitáculo, como uma antepara, que lhe permite aumentar o seu comprimento para 2.661 milímetros (mais 1.040 do que no modelo anterior), e o aumento de 200 milímetros entre as rodas, o que lhe permite transportar duas europaletes em simultâneo. Com estas alterações, o volume total de carga aumentou em 25% para os 2,9 m3.

Ao nível do motor, os clientes podem optar por um mais avançado, a gasolina, o Ford EcoBoost de 1,0L nas variantes 100 CV e 125 CV, ou por um a diesel EcoBlue de 1,5L com 100CV. Estes motores permitem uma carga bruta de 700kg na versão elétrica, enquanto as versões diesel e a gasolina permitem até 678 kg, e uma opção de High Payload que aumenta a carga bruta para 845 kg. Ao nível do reboque, o peso máximo é de 1.100 kg para a versão diesel e 1.000 kg para a versão a gasolina.

“A E-Transit Courier eleva o seu segmento a um patamar acima com um desempenho VE sem compromissos, maior capacidade de carga e ajudas 100% conectadas, incluindo soluções de carregamento ponta a ponta, sistema Ford Pro E Telematics e um extra de ‘uptime’ FORDLiive”, destaca Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro, Europa.

Carregamento e conectividade
A Ford Pro destaca que a E-Transit Courier foi concebida para proporcionar uma experiência de condução sem compromissos para os clientes, incluindo um motor elétrico de 100 kW e capacidade de condução One Pedal (Pedal Único), para dias mais simples e menos cansativos em cidades movimentadas. A tecnologia Ford Pro Charging permite carregar o veículo em meios comercial, público ou doméstico, para o caso de os condutores levarem os seus veículos de trabalho para casa. Embora ainda não existam dados mais concretos, a empresa estima uma carga de 11 kW AC durante a noite em ambiente domiciliar, de 5,7 horas, ou de carregamento rápido em espaços públicos, de até 100 kW, podendo ir dos 10 aos 80% em menos de 35 minutos.

Uma das características ao nível do carregamento é a possibilidade de agendamento através do software, para uma melhor gestão da energia consumida, permitindo beneficiar de melhores tarifas elétricas ou gerir os picos de consumo das empresas.

Os clientes com cinco ou mais veículos poderão beneficiar de um ano de acesso gratuito às funções personalizadas do Ford Pro E-Telematics, um sistema que permite às empresas maximizar as suas produtividades através de dados em tempo real, e ainda fornecer funções criadas para ajudar na utilização do Ford Pro Charging, como a monitorização do carregamento, estado de carregamento específico do veículo ou autonomia restante.

Através do painel de instrumentos “digiboard”, de 12 polegadas e ecrã sensível ao toque, o condutor tem acesso ao sistema SYNC 4, e através de um sistema de subscrição para a Navegação Conectada, é possível aumentar a produtividade e reduzir a carga de trabalho do condutor com atualizações sobre tráfego, estacionamento, carregamento e perigos locais.

Ao nível da segurança, os operadores podem receber alertas de colisão ou de arrombamento de veículos através do software Ford Pro, e com o Inibidor de Arranque de Frota, os gestores de frotas podem ativar e desativar remotamente o veículo para ajudar a prevenir roubos ou a sua utilização não autorizada fora do horário de trabalho.

Segurança
Para além do software anterior, a E-Transit Courier conta com os seguintes sistemas de segurança, capazes de detetar e prevenir roubos:
. Sensores volumétricos para detetar movimento no interior do veículo;
. Alarme de perímetro para detetar a abertura não autorizada das portas ou do capô;
. Função de duplo bloqueio para evitar que os ladrões possam usar puxadores de portas interiores depois de partir uma janela para acesso.

Através de uma parceria com a TVL Security, a Ford Pro está também a lançar quatro novos pacotes de fechaduras, para ajudar a proteger a mercadoria, disponíveis como opções de fábrica:
. Fechadura contra arrombamento na porta do condutor;
. Pegas que trancam automaticamente a porta lateral deslizante e as portas de carga traseira quando fechadas;
. Fechaduras de gancho separadas nas portas laterais e traseiras para ajudar a evitar arrombamentos;
. Fechaduras exteriores temperadas para a porta lateral deslizante e para a porta de carga traseira.

Otimização da condução
Uma das preocupações do setor foca-se na otimização energética ou de combustíveis, conseguida através de uma melhor condução. Desse modo, a Ford Pro dotou os veículos com três modos de condução que os condutores podem escolher:
. Normal – resposta ao acelerador normal, utilização de energia para a direção e a climatização;
. Eco – aumenta a autonomia por suavizar a resposta do acelerador e reduzindo a utilização de energia para a climatização;
. Escorregadio – suaviza a resposta do acelerador e adapta a direção para oferecer um melhor controlo em pisos molhados ou com neve e gelo.

“A liderança de longa data da Ford Pro no mercado dá-nos uma visão incomparável das necessidades dos clientes e significa que podemos ajudá-los a obter uma grande produtividade dos seus veículos comerciais compactos com maior conectividade e capacidade do que nunca”, conclui Hans Schep.

A E-Transit Courier terá a sua estreia pública no Salão de Veículos Comerciais de Birmingham, no Reino Unido, entre os dias 18 e 20 de abril.