A importância da sustentabilidade no mercado imobiliário tem vindo a ganhar destaque, com uma crescente procura por certificados de construção sustentável, como o LEED e o BREEAM. Novas práticas de construção sustentável foram apresentadas pela A400 e pela Forster by Reynaers durante a Semana RU Lisboa.

Maria Catarina Santos, Head of Sustainability Department da A400, afirmou durante a sessão “Inovação e sustentabilidade – os novos edifícios e a certificação ambiental”, realizada a 30 de março, que “a procura por certificações verdes tem aumentado em Portugal”.

Os certificados energéticos, que indicam a classe energética de um edifício, têm sido complementados por certificações mais abrangentes como o LEED ou BREEAM, que avaliam a sustentabilidade de um edifício nas suas vertentes ambiental, social e económica de forma integrada.

A construção de um futuro sustentável é promovida através dos sistemas de classificação verde, como o LEED e BREEAM. Um exemplo de excelência é o Forster Campus, que está em construção na Suíça e será o primeiro edifício comercial/industrial no país a receber a certificação LEED Gold, de acordo com Ricardo Vieira, Managing Partner da Reynaers Aluminium e Managing Director da Forster Profile Systems Portugal.

O novo campus é composto por três edifícios, incluindo produção/logística, técnico/centro de testes e edifício de escritórios, abrangendo uma área coberta total de 31.726 metros quadrados.