A DB Schenker assinou um acordo com a Mercedes-Benz Trucks para a compra de 100 novos dispositivos eActros LongHaul, camiões de longo curso elétricos integrados com baterias de autonomia para cerca de 500 km. A produção em série destes veículos terá início em 2024.

Cyrille Bonjean, Vice-Presidente Executivo de Transporte Terrestre da DB Schenker na Europa, declarou que “com a expansão contínua da nossa frota elétrica, continuamos a seguir o nosso objetivo de nos tornarmos o principal fornecedor mundial de logística verde. Os dispositivos eActros LongHaul tornam possível a utilização de veículos elétricos que dispõem de uma bateria com autonomia suficiente para percursos de longa distância. Graças a este acordo, poderemos incluir camiões com trailers móveis e unidades de tração na nossa rede para o transporte de longa distância, que também podem ser utilizados no transporte FTL e LTL. É importante assumirmos responsabilidades pelo meio ambiente e procurarmos abordagens ecológicas para as nossas soluções logísticas”.

Stina Fagerman, diretora de marketing, vendas e serviços da Mercedes-Benz Trucks, também se pronunciou, afirmando que “a DB Schenker é um parceiro importante e de longa data, que já utiliza os nossos e-trucks na sua distribuição. Estamos orgulhosos pela confiança que a empresa deposita em nós e no nosso camião de longo curso, o eActros LongHaul elétrico”.

O eActros LongHaul utiliza baterias com tecnologia de células de fosfato de lítio de ferro (LFP) que se caracterizam pela sua longa vida útil. Estas podem ser carregadas em série de 20% a 80% em menos de 30 minutos num posto de carga com aproximadamente um megawatt de potência padrão. Três conjuntos de baterias proporcionam uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eActros, geram 400 kW de potência contínua e 600 kW de potência máxima.

Assim, com a eletrificação do transporte terrestre de longo curso, a DB Schenker demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade e a procura por soluções mais ecológicas na sua cadeia de abastecimento. A empresa espera continuar a liderar o caminho na adoção de práticas sustentáveis na indústria logística, contribuindo assim para um futuro mais verde e sustentável.