A Stadler, a Medway e a Alpha Trains, em colaboração com a Critical Software e a Thales, vão criar um sistema de sinalização ferroviária para o mercado português, permitindo terminar com a dependência externa e facilitar a migração para a norma europeia.

O principal objetivo da colaboração é desenvolver um STM Convel externo, adaptável a qualquer fornecedor European Train Control System (ETCS), para estarem alinhados com as recomendações da Agência Ferroviária Europeia (ERA).

O ETCS consiste num sistema standard europeu de proteção automática de comboios (ATP), concebido para melhorar a segurança e eficiência na operação ferroviária, e foi desenvolvido para estabelecer um sistema de sinalização comum em toda a Europa.

Por sua vez, o STM Convel é um sistema de comunicação entre dispositivos do sistema ATP, que permite que os comboios com ETCS circulem em linhas Convel (sistemas de segurança nacionais) que não têm ETCS. A sua função é ler as informações das balizas instaladas nas infraestruturas ferroviárias e traduzi-las para serem integradas no sistema ETCS do comboio, que as aplica e representa, assegurando uma operação similar ao Convel.

Desta parceria, a Stadler irá produzir os comboios para circular em Portugal, a Thales irá fornecer o ETCS a ser instalado no veículo, e o STM externo será desenvolvido pela Critical Software.