Com o passar dos anos, as empresas procuraram novas formas de atrair clientes. Ao mesmo tempo, aqueles que terceirizaram serviços também buscaram novas formas de encontrar os melhores fornecedores, a fim de adquirirem parceiros credíveis e de confiança. Para ambos os casos, o mercado digital é a melhor forma de obter resultados rápidos e assertivos.
Um Marketplace é uma ferramenta de otimização amplamente utilizada em economias como os EUA.
Na sociedade portuguesa, é crucial participar do ambiente digital, particularmente no caso de vendedores de produtos e prestadores de serviços. Há quem prefira criar uma loja online, no entanto, criar um e-commerce nem sempre é vantajoso, pois requer o dispêndio de muito tempo e um alto investimento na sua criação, gestão e divulgação.
Uma alternativa é fazer parte de um Marketplace B2B (Business to Business), como o eFornecedor, por exemplo.
O Marketplace B2B apresenta diversas vantagens, entre elas, a segurança. Aderir a um Marketplace com outros players do mercado é uma decisão importante para ambos os lados da cadeia (compradores e fornecedores), pois são empresas idênticas no seu posicionamento e mindset.
Aqueles que compram podem verificar o status e reputação das empresas que estão ativas no Marketplace e escolher novas fontes de fornecimento com mais segurança. E aqueles que vendem ganham credibilidade na plataforma e, portanto, aumentam as chances de fechar bons negócios.
A busca por clientes e fornecedores não é uma tarefa fácil. Requer uma extensa pesquisa de mercado, comparação de preços e definição de critérios de seleção, entre outros procedimentos. Além disso, a complexidade das vendas B2B é maior do que a das vendas B2C (Business to Consumer), devido a aspetos ambientais, financeiros e culturais – que são sempre considerados numa transação comercial, evidenciando uma otimização de processos internos à estrutura da empresa.
Quando as empresas negoceiam entre si, muitos gestores e departamentos estarão envolvidos no processo de qualificação e aprovação dos novos parceiros. Com o Marketplace, o cliente tem uma maior facilidade em encontrar fontes de provimento mais adequadas às suas necessidades, enquanto as negociações são mais simples e seguras.
O Marketplace funciona como uma vitrine. Portanto, estar presente numa plataforma deste tipo aumenta a probabilidade de o cliente encontrar a sua empresa e conhecer os seus produtos e serviços, localização e contactos.
Para os fornecedores, é importante manter as informações da empresa constantemente atualizadas, para ser facilmente encontrada durante as pesquisas, alavancando assim a exposição da sua empresa ao mercado e consumidores.
As plataformas que possuem funcionalidades de pedido de cotação ou reunião, onde as empresas fornecedoras recebem notificações de oportunidades, geradas pelos compradores, e iniciem o processo de negociação, aumentam exponencialmente a viabilidade de aumentar as suas vendas.
O Marketplace deve também possibilitar gerir processos e analisar o desempenho por meio de gráficos, estatísticas e exposição ao mercado, numa perspetiva de melhorar o controlo e gestão das relações com o seu público-alvo.
Não menos importante, temos o networking. Ao entrar num ambiente digital, com muitas outras empresas registadas, irá necessariamente ter contacto com pessoas e organizações que de outra forma não teria a oportunidade de conhecer.
Fortalecer relacionamentos e compreender como funcionam as propostas e estratégias dos seus concorrentes pode ser um importante fator de diferenciação para o seu negócio.
Se estava em dúvida se deveria ou não fazer parte de um Marketplace B2B, espero que este artigo o tenha convencido a escolher a melhor forma de aumentar as suas vendas no futuro, pois esta tendência chegou para ficar e ainda agora está a começar.
António Martins Pereira | CEO | eFornecedor